Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Sarkozy apoia estratégia de Obama para Afeganistão

Sarkozy apoia estratégia de Obama para Afeganistão


Estrasburgo - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, recebeu hoje apoio para sua nova estratégia de guerra no Afeganistão de seu colega francês, Nicolas Sarkozy. Os dois participam de um jantar de líderes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) na cidade alemã de Baden-Baden. Os líderes da Otan relutam em enviar mais tropas para o conflito no território afegão. Obama, porém, anunciou um plano de enviar mais 21 mil tropas norte-americanas, somando-se aos 38 mil soldados dos EUA já no país. Os europeus se mostram mais entusiasmados em aumentar o auxílio humanitário e de desenvolvimento que em enviar mais soldados.

"Nós endossamos e apoiamos totalmente a nova estratégia norte-americana no Afeganistão", disse Sarkozy durante entrevista coletiva conjunta, após reunir-se com Obama. A França contribuirá com a nova abordagem norte-americana, com o apoio ao desenvolvimento e treinando mais policiais, segundo Sarkozy. A habilidade da Otan de obter sucesso no Afeganistão será vista como um teste crucial para o poder e a relevância da aliança. O apoio de Sarkozy é bastante importante para Obama, que apresentará formalmente sua nova estratégia aos chefes de governo da Otan, aliança com 28 membros, durante o jantar.


Na entrevista, Obama descreveu a Otan como "a mais bem-sucedida aliança na história moderna". Também apontou que os EUA querem ver a Europa desenvolver suas capacidades militares. Outro tema a ser tratado nos dois dias de encontro é a Rússia. A administração Obama trabalha para reativar as relações com Moscou, abaladas desde a guerra entre Rússia e Geórgia, em agosto passado.


Obama disse que há "grande potencial" para a melhoria dos laços. Mas advertiu que a Rússia não poderia voltar a seus "velhos modos". Espera-se que a Otan normalize as relações com Moscou. Os líderes também devem anunciar quem será o novo secretário-geral da Otan. O mandato do atual, do diplomata holandês Jaap de Hoop Scheffer, termina em 1º de agosto. O favorito para o posto é o primeiro-ministro dinamarquês, Anders Fogh Rasmussen, apesar das ressalvas da Turquia. Rasmussen enfureceu muitos muçulmanos ao defender a liberdade de expressão durante a controvérsia causada por cartuns sobre o profeta Maomé, publicados em jornais da Dinamarca em 2006. Um porta-voz do Partido Liberal, de Rasmussen, confirmou que ele era candidato.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet