Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Brasil

‘Não vamos fazer nenhuma cruzada’, diz bispo em SP sobre união gay

Os bispos que estão reunidos na 49ª Assembleia Geral Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), no interior de São Paulo, voltaram a comentar a decisão dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que reconheceram a união estável entre casais do mesmo sexo. O bispo diocesano de Camaçari (BA) dom João Carlos Petrini criticou a posição do Supremo ao dizer que os representantes da Igreja Católica “não vão fazer nenhuma cruzada” contra a proposta, mas continuarão a defender o conceito deles de família.


"Não vamos fazer nenhuma cruzada, mas vamos procurar defender aquilo que até hoje, desde Adão e Eva, foi sempre uma característica típica da vida na nossa sociedade, que é uma instituição chamada família. E, repito, heterossexual e aberta para a procriação”, afirmou dom João, durante a coletiva de imprensa do evento, que acontece até o dia 13 em Aparecida, no Vale do Paraíba.

A votação unânime a favor dos homossexuais no STF ocorreu na quinta-feira (5), em Brasília. O porta-voz da Assembleia Geral da CNBB e arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta, foi na mesma linha do bispo da Bahia. Para ele, “faz parte do direito da pessoa humana” ter acesso a heranças e outros benefícios, como prevê a manifestação dos ministros, mas “outra coisa é formar a família humana, dentro do que nós vemos que faz parte do direito natural”, disse dom Orani.

“Nós somos a favor da vida, somos contra qualquer discriminação. Somos contra as pessoas viverem, assim, umas contra as outras”, completou o arcebispo do Rio. “E lembramos que não basta apenas o direito positivo, achar o que é melhor pelo maior número de votos. Mas sim o direito natural que vem da própria natureza humana, que é o 'ser família'”, alegou dom Orani, que pediu respeito ao posicionamento da Igreja Católica sobre o tema.

Na quinta-feira, enquanto a sessão que julgava as ações no STF ainda estava em andamento, outros três bipos, além de dom Orani, também se manifestaram acerca do assunto. Todos defenderam a família como, para a Igreja, sendo a união entre homem e mulher capaz de gerar filhos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet