Olhar Direto

Quarta-feira, 31 de julho de 2024

Notícias | Mundo

França confirma que um dos reféns de ONG em Darfur é francês

Um dos dois membros da ONG Ajuda Médica Internacional (AMI) sequestrados no fim de semana na região sudanesa de Darfur é francês, confirmou hoje o Ministério de Assuntos Exteriores da França.


O porta-voz do ministério, Eric Chevallier, se limitou a confirmar a nacionalidade do francês e a dizer que o segundo refém é de outro país, que não especificou.

Chevallier, que não identificou nenhum dos dois, justificou o silêncio sobre essa questão e sobre outros aspectos do sequestro "em interesse da segurança" dos reféns.

A ONG francesa informou que os dois foram capturados na noite de sábado por um grupo de "homens armados não identificados" ao sul da região de Darfur.

Segundo a AMI, os dois sequestrados fazem parte de sua equipe para refugiados com base na localidade sudanesa de Ed El Fursan.

A organização trabalha no Sudão desde 2004. Seu trabalho consiste em oferecer assistência básica de saúde à população rural de Darfur, região da qual várias organizações humanitárias foram expulsas recentemente por ordem do Governo sudanês.

O Sudão expulsou 13 associações de ajuda humanitária depois de o Tribunal Penal Internacional (TPI) de Haia acusar o presidente do país, Omar al-Bashir, de cometer crimes de guerra em Darfur.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet