Olhar Direto

Quarta-feira, 24 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Fernando Henrique Cardoso será convidado a explicar a descriminalização de drogas no Senado

O presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, Jayme Campos (DEM-MT), vai convidar o sociólogo e ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para debater, com os senadores da Comissão, a proposta de descriminalização do uso de drogas. Jayme Campos lembrou que o tema já está sendo discutido no ciclo de debates da Subcomissão Temporária de Políticas Sociais sobre dependentes químicos da CAS, realizado nos últimos meses.


O sociólogo integra a Comissão Latino-Americana sobre Drogas e Democracia e, ao lado de outros ex-presidentes, como César Gaviria, da Colômbia e Ernesto Zedillo, do México, participou do documentário “Quebrando o Tabu” do diretor Fernando Andrade, no qual defende a descriminalização de entorpecentes. “O tema é polêmico e o ex-presidente pode colaborar com o debate nesta Casa. Dados discutidos aqui mostram a gravidade da situação, no Brasil e no mundo”, disse Jayme Campos.

O senador Paulo Davim (PV-RN) apoiou o convite, ao lembrar que o tema divide a sociedade brasileira. A senadora Ana Amélia (PP-RS), autora do requerimento para o convite ao ex-presidente, ressaltou a necessidade de aprofundar o debate “de alcance legislativo e nacional”. O senador Cícero Lucena (PSDB-PB) sugeriu que também seja convidado o deputado Paulo Teixeira (PT-SP), que já se manifestou favorável à mudança no enfoque do combate às drogas no país. A senadora Vanessa Grazziotin (PC do B-AM) disse não ter uma posição favorável ou contrária. “”Tenho me sentido provocada. Espero ter um debate bom e técnico”, defendeu.

O presidente da CAS prometeu consultar o ex-presidente para saber a disponibilidade para comparecer ao Senado.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet