Olhar Direto

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Política MT

Mato Grosso insere reforma urbana e habitação em ‘Carta Comunitária’

Três das principais propostas inseridas na ‘Carta Comunitária da Conam 2011’ saíram de Mato Grosso: a reforma urbana e a ampliação dos projetos de habitação de interesse social, aprovadas durante o 11º Congresso da Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam), realizado na última semana, em Praia Grande (SP). Além das propostas, a delegação do Estado ainda conquistou uma cadeira na Diretoria Executiva da Conam, pela primeira vez em quase três décadas, com o presidente da Federação Mato-Grossense (Femab), Walter Arruda, na diretoria de Transporte e Mobilidade Urbana.


“Sem dúvida, o resultado do 11º Congresso Comunitário, para Mato Grosso, na prática, foi dos mais promissores”, argumenta Walter Arruda, ao citar a aprovação do jornalista Ronaldo Coelho da Costa, com aval da União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (Ucamb), para a diretoria adjunta de Comunicação Social da Conam.

O último membro de Mato Grosso na Executiva da Conam foi o líder comunitário Walmir Cardoso Oliveira, na década de 80, quando a entidade foi fundada.

Além das duas diretorias, por conta do tamanho da comitiva de 142 delegados, Mato Grosso conquistou quatro vagas no Conselho Nacional de Entidades Associadas da Conam (CONEA), que desempenha função de Conselho Deliberativo.

Em reunião extraordinária da Femab, em Praia Grande, antes da composição da chapa, a delegação mato-grossense decidiu distribuir as cadeiras, no Conea, por tamanho de delegação municipal. “Creio que foi o mais justo e todos foram contemplados”, observa o presidente da União Rondonpolitana de Associações de Moradores de Bairros (Uramb), Hélio Francisco da Luz, coordenador adjunto da delegação do Estado.

Pelo critério definido, a União Varzeagrandense de Associações de Bairros (Univab) indicou o seu presidente Claído Batista ‘Ferrinho’, por Várzea Grande; a União Coxipoense (Ucam) indicou seu presidente José Maurício Pereira, por Cuiabá; a União Sinopense (Usamb) o seu presidente Francisco Brito, por Sinop; e a União Rondonopolitana (Uramb), sua diretora Lidinice Sales, por Rondonópolis.

O Congresso Comunitário é o maior evento das bases populares e organizações sociais do Brasil. Por isso, os dirigentes e líderes comunitários de Mato Grosso estão comemorando a inserção das propostas do Estado, principalmente Reforma Urbana, financiamento da habitação de interesse social, regularização fundiária com o fim dos despejos e a democratização da saúde, com a participação das Organizações Sociais (OSs).

Representando o presidente da Ucamb, Édio Martins de Souza, ausente por motivo de força maior, o diretor de Comunicação da União Cuiabana, Ronaldo Coelho da Costa, recorda que o Programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, implantado em 2009 pelo governo Lula da Silva, nasceu em Cuiabá, a partir de uma proposta do então presidente da Associação dos Moradores do Ribeirão do Lipa, Jonail da Costa, levada ao Congresso da Conam, em Brasília (Maio-2005). “Mato Grosso está sempre na vanguarda, porque a discussão das bases é prática constante, nos bairros”, emenda Coelho da Costa.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet