Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política MT

EMERGÊNCIA

Lula reúne ministros para elaborar ranking do PAC; Cuiabá só executou 4% das obras

De acordo com fontes da Casa Civil, Cuiabá é a cidade mais atrasada em Mato Grosso com relação as obras do PAC. Em Várzea Grande já foi executado 15% das obras e em Rondonópolis cerca de 9%.

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom

Lula reúne ministros para elaborar ranking do PAC; Cuiabá só executou 4% das obras
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou, em caráter emergencial, todos os ministros envolvidos com o Programa de Acerlação do Crescimento (PAC) para reunião de avaliação de todas as pendências das obras e com objetivo de definir um ranking dos Estados e Municípios, em termos de estágio de execução. A reunião acontece amanhã ( 9 ), no Palácio do Planalto. Tem previsão para começar às 9h, mas não tem prazo para encerrar.


"O presidente está preocupado com o baixo índice de algumas obras nos Estados e, principalmente, nas capitais, como Cuiabá (Mato Grosso), e quer que todos os ministros trabalhem em conjunto para elaborar o ranking", disse uma das fontes ouvidas pelo reportagem.

Cuiabá, que tem graves problemas na excução do programa, de acordo com uma terceira fonte, conseguiu realizar apenas 4% das obras e a Controladoria Geral da União (CGU) apontou, em relatório, sobrepreço e 14 impropriedades graves.

Em Mato Grosso, além de Cuiabá, receberam recursos do PAC os municípis de Várzea Grande e Rondonópolis. A Cidade Industrial já executou 15% das obras do programa federal, disseram as mesmas fontes, e Rondonópolis entre 8% e 9%.

Em ano pré-eleitoral e preocupado com a redução da atividade econômica, o presidente Lula sabe da importância em "acelerar de fato" o PAC, porque os investimentos resultam na geração de emprego e renda. "E como existem muitas pendências, o presidente quer uma avaliação criteriosa e, sobretudo, soluções para os problemas de todos os entes envolvidos no programa", salienta.

Foram convocados os ministros Edison Lobão, das Minas e Energia; Nelson Jobim, Defesa; Pedro Brito Nascimento, Secretaria dos Portos; Alfredo Nascimento, Transportes; Márcio Fortes, Cidades; e Geddel Vieira, da Integração Nacional, segundo informaram há pouco fontes da Casa Civil, para o Olhar Direto.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet