Olhar Direto

Quarta-feira, 31 de julho de 2024

Notícias | Mundo

Vietnamita que matou 13 nos EUA atirou 98 vezes em um minuto

O vietnamita Jiverly Voong, 42, disparou 98 vezes em aproximadamente um minuto durante o ataque que realizou na última sexta-feira (3) no prédio da organização de atendimento aos imigrantes em que estudava inglês, na cidade de Binghamton, no Estado americano de Nova York. No ataque, 13 pessoas foram mortas além do próprio atirador, que se suicidou ao final da ação, com um tiro na cabeça.


De acordo com a polícia, em pouco mais de um minuto, Voong efetuou 87 disparos com uma pistola automática 9 mm e mais 11 com uma pistola calibre 45.
Os peritos concluíram ainda que a maioria das 13 vítimas morreu na hora e que o vietnamita atirou contra a própria cabeça ainda antes de a polícia chegar ao local. Entre os mortos estava o brasileiro Almir Olimpio Alves, 43, professor da Universidade de Pernambuco (UPE).

O crime aconteceu pela manhã. Conforme a polícia, Voong bloqueou a porta dos fundos do prédio da organização --a Associação Cívica Americana-- com um carro e, depois, invadiu o saguão principal e atirou nas duas recepcionistas. Uma morreu na hora, porém a segunda fingiu estar morta e, logo depois, conseguiu se arrastar até a própria mesa e, por telefone, avisar a polícia.

Em dois minutos, os primeiros policiais chegaram ao local. Embora Voong não tenha atirado após a chegada dos policiais, o cerco ao prédio durou aproximadamente cinco horas. Foi o tempo necessário para que os sobreviventes --que tinham se escondido em armários e na casa de máquinas, entre outros pontos-- deixassem o prédio.

Conforme o prefeito de Binghamton, Matthew Ryan, a principal suspeita é a de que Voong tenha cometido o massacre porque estava deprimido por ter perdido o emprego na IBM e frustrado por não conseguir aprender inglês.

Em seu site, a Associação Cívica Americana afirma auxiliar imigrantes e refugiados com aconselhamento, reorganização, cidadania e união familiar com uma equipe de intérpretes e tradutores. A instituição atende casos de urgência, inclusive brigas, fome ou falta de moradia.

Binghamton está localizada na junção entre os rios Susquehanna e Chenango, sul do Estado de Nova York, e tem cerca de 47 mil habitantes. 



Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet