Olhar Direto

Quinta-feira, 25 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Febramec antecipa as possibilidades do polo naval

O lançamento oficial da Febramec 2011 foi realizado neste último dia 20, em Caxias do Sul. Cerca de 150 pessoas, entre autoridades, representantes de entidades do setor e convidados prestigiaram o evento, que contou com uma palestra do diretor-presidente da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Marcus Coester. O tema abordou A indústria metalmecânica e o complexo naval gaúcho.


; Em sua apresentação, Coester abordou o programa de desenvolvimento da indústria oceânica no Rio Grande do Sul. Ele ressaltou a importância da integração entre a nova indústria oceânica e a indústria tradicional do Estado, o que deve proporcionar a geração de novos negócios ao setor metalmecânico gaúcho.

Coester também destacou a indústria de petróleo e gás como a prioridade atual da nova economia gaúcha. "A economia é dinâmica, novas tecnologias entram, então é preciso estar atento às mudanças econômicas, tecnológicas, de reservas naturais. Se ficarmos pre sos à mesma indústria, fazendo as mesmas coisas, certamente perderemos espaço no mercado internacional". Por isso, considera fundamental que se tenha um processo de planejamento, de renovação econômica, e nesse processo de renovação, de nova economia, está o petróleo e o gás. "Temos consciência que o momento é muito positivo para o setor", salienta.

O palestrante também traçou um perfil do Estado citando alguns dos potenciais que atraem investimentos, como a proximidade com importantes parques tecnológicos e estruturas de ensino, a qualificação profissional, a capacidade produtiva e a qualidade de vida.

&nb sp; Para Coester, a Febramec é relevante, assim como outras feiras do Estado, por representar um ambiente de interação da indústria, fornecedores, fabricantes de máquinas e equipamentos, importantes para o desenvolvimento geral do Estado. "Esse tema destaca um novo elemento ao cenário, a indústria oceânica, que tem um grande potencial para o desenvolvimento na região da Serra e de toda a indústria gaúcha em geral".

Polo naval

De acordo com o coordenador de comunicação da Febramec, Taddeu Vargas, o assunto tratado no lançamento se faz muito necess&aacu te;rio. "A proposta da Febramec 2011 é ser um grande fórum de discussão sobre o polo naval, por isso a presença de um dos ícones setor, Marcus Coester, para falar ao empresariado Caxiense e situar a indústria naval dentro do Estado", afirmou.

Lélis da Cunha, diretor da Efep - Empresa de Feiras e Empreendimentos Promocionais, promotora da Febramec, contou que a 18ª edição da Febramec terá um enfoque totalmente diferenciado em função da qualidade técnica, tecnológica e de negociações que estão ocorrendo no Estado, com características eminentemente internacionais. "Contatos que temos feito com outros países, outras tecnologias, se encaixam muito bem na alta qualidade da ind&uacu te;stria do nosso Estado com essa representação maravilhosa que temos aqui na Serra", destaca Cunha.

Febramec 2011

A 18ª Febramec ocorre de 2 a 5 de agosto, no Centro de Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul. A 18ª edição da maior mostra do setor metalmecânico do Sul do País dará grande enfoque ao mercado do polo naval no Estado, trazendo diversas novidades.

Entre elas estão os eventos paralelos voltados ao público industrial, como o Seminário Abraman de Manutenção, o 1º INCONTRO RS e o Curso de Orienta&cced il;ão para Registro de Fornecedor da Petrobrás. Além de valorizar a feira, os eventos atuam como transmissores de conhecimento e informações a toda a cadeia de atividades do segmento. Também está prevista para o dia 4 de agosto a entrega do Prêmio Febramec Meio Ambiente, em sua quinta edição.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet