Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Informática & Tecnologia

Fim de transação com IBM pode enfraquecer ainda mais a Sun

As vendas da Sun Microsystems, que já estão sob pressão, devem sofrer novo abalo devido ao colapso das negociações para uma aquisição multibilionária pela IBM.


O fato de que a fabricante de computadores e software de alto desempenho não tenha conseguido encontrar comprador pode levar seus clientes a optar por rivais como a própria International Business Machines (IBM), a Hewlett-Packard (HP) e a Dell, dizem consultores.

"Eu odiaria ser parte da organização de vendas da Sun neste momento", disse Eric Johnson, diretor do Center for Digital Strategies, na Tuck School of Business. "Todas as empresas clientes certamente estão perguntando se eles continuarão aqui no ano que vem, caso venham a necessitar de seus serviços", acrescentou.

E isso está dificultando a tarefa do conselho e do presidente-executivo da Sun, Jonathan Schwartz, que precisam demonstrar que ainda existe um plano capaz de reverter a situação da problemática companhia.

Quando uma empresa tenta encontrar um comprador, seus clientes muitas vezes se alarmam porque isso suscita uma série de questões espinhosas - o novo proprietário continuará a desenvolver os produtos já adquiridos, continuará a prestar a assistência contratada?

Em resposta a uma pergunta da Reuters, a Sun afirmou que essas preocupações são infundadas.

"A Sun tem um compromisso para com os nossos consumidores e nossos parceiros no canal de vendas, e vamos continuar a fazer o que sempre definiu a empresa: inovar em benefício de nossos clientes", afirmou um porta-voz da empresa em comunicado.

Rob Enderle, analista do Enderle Group, disse que o colapso das negociações prejudicou a credibilidade da Sun junto ao seu maior grupo de clientes: o setor de serviços financeiros, que depende dos servidores Sun de alta potência para tarefas críticas como o processamento de transações em bolsa e transações bancárias.

"Agora que todo mundo sabe que a Sun está procurando comprador, ela passa a representar um risco substancial", disse Enderle.

"Não está certo que a empresa continue lá para prover assistência ao equipamento que produziu. Em um mercado como esse, risco dessa ordem pode conduzir os clientes a fornecedores rivais", ponderou.

Os analistas dizem que um acordo com a IBM teria garantido aos clientes da Sun que seus produtos continuariam a ter assistência.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet