Olhar Direto

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Política MT

bate boca

Riva denuncia cartel e laranjas no sistema de transporte coletivo de MT

Foto: Reprodução

Riva denuncia cartel e laranjas no sistema de transporte coletivo de MT
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual José Riva (PP), denunciou um esquema de cartel e o uso de laranjas no sistema de transporte coletivo de Mato Grosso durante forte embate com o parlamentar Emanuel Pinheiro (PR), enquanto discutiam o projeto de lei que prevê a restruturação do atual modelo aplicado no estado. Em contrapartida, o republicano criticou a presidente da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados ao Estado de Mato Grosso (Ager-MT), Márcia Vandoni, ao chama-la de incompetente.


Riva denunciou que apenas quatro grandes grupos comandam o sistema em Mato Grosso e usam laranjas. Ele informou ainda que ter em mãos um relatório que comprova a acusação de monopólio.

A denúncia feita pelo progressista foi para rebater a alegação de Emanuel Pinheiro que informou existir 103 empresas atuando no transporte público em Mato Grosso. O republicano alega que o projeto enviado pela Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados ao Estado de Mato Grosso (Ager-MT) é uma cópia do sistema existente no Ceará e defendeu a abertura do debate.

No entanto, Riva fez um à parte e criticou o parlamentar. “Não vou aceitar que se fale mentira. Não é verdade que existem mais de 100 empresas, porque uma só é dona de 15 e só usam laranjas. O senhor pode ter boa intenção, mas pode estar sendo induzido. Eu também não aceito o monopólio e o senhor pode ter acesso ao relatório que tenho que comprova a existência de quatro grandes grupos que comandam o sistema de transporte de Mato Grosso”, discursou.

Pinheiro disse ainda que considera a presidente da Ager, Márcia Vandoni, incompetente e apresentou um substitutivo ao projeto encaminhado pela agência, responsável por fiscalizar o sistema de transporte de Mato Grosso. “Tenho proposta para licitar as linhas, mas ninguém quer me ouvir. Eu não posso me manifestar contra a presidente da Ager e acha-la incompetente? Eu a conheço e a considero honesta, mas faz uma gestão incompetente. A proposta apresentada é copiada do Ceará e não posso aceitar”, rebateu.

O republicano cobrou ainda do presidente do legislativo que a lista de empresas laranjas seja divulgada. “Se essas empresas estão travestidas atrás de outras então tem de divulgar e passar a limpo o transporte coletivo e o trabalho da Ager”, cobrou.

Por outro lado, Riva alegou que não basta ouvir apenas empresários e a presidente da Ager, é preciso também ouvir a população usuária do transporte coletivo em Mato Grosso. Segundo ele, cerca de 2 milhões de pessoas dependem dos ônibus e garantiu que o serviço é precário. Ele propôs então uma audiência pública para ouvir a sociedade.

O líder do governo, deputado Romoaldo Jr. (PMDB), para amenizar a o bate boca informou que está agendada para segunda-feira (4) uma reunião entre os parlamentares e Vandoni para debater o assunto. Segundo ele, a presidente pretende esclarecer as dúvidas sobre o novo sistema e trazer a empresa que fez o projeto para ajudar na elucidação da mensagem.

Riva também fez a ‘mea-culpa’ e declarou que a Assembleia Legislativa também culpada pelo caos no sistema de transporte de Mato Grosso. “Se existem falhas na fiscalização a culpa é desta Casa que há quatro não consegue votar o novo sistema e licitar as empresas que atuarão em Mato Grosso e também não oferece estrutura para a Ager trabalhar”, afirmou, ao lembrar que somente na terça-feira foi aprovada o projeto de lei que altera a estrutura da autarquia.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet