Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Segurança Pública

Municípios se mobilizam por Conferência de Segurança

A 1ª Conferência Estadual de Segurança Pública”, que acontece de 18 a 20 de junho em Cuiabá, já mobiliza poder público, trabalhadores da área da segurança e sociedade civil organizada em todo Mato Grosso. Etapas municipais têm possibilitado a participação de todos os segmentos da sociedade mato-grossense na elaboração do Plano Nacional de Segurança Pública.


No dia 27 de março, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MT) deu início, em Rondonópolis, à primeira etapa regional da Conferência. A segunda cidade a votar nas propostas que consideram mais importantes para a segurança pública foi Cáceres, no dia 03 de abril.

Até o mês de junho, outras etapas acontecem nos municípios de Sinop, Tangará da Serra, Barra do Garças, Cuiabá e Várzea Grande. As propostas discutidas nesses municípios serão apresentadas e debatidas na etapa estadual da Conferência. Cada instituição, sociedade civil, sindicatos e associações de classes da área de segurança pública dessas regiões participam com representantes na Comissão Organizadora Estadual da Conferência. Dessa forma, todos colaboram com o debate desde a parte metodológica até a mobilização e comunicação nas etapas regionais.

Para o secretário de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, é fundamental que a discussão se estenda a todo estado para que um maior número de segmentos possam contribuir na formatação da política nacional de segurança pública. “As etapas regionais mostram que Mato Grosso contribuirá significativamente na Conferência Nacional”, destaca.

CONSEG - A 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública é um marco histórico na política nacional, apresentando-se como um valioso instrumento de gestão democrática para o fortalecimento do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), dentro de um novo paradigma iniciado pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

O processo participativo da 1ª Conseg é amplo e envolve uma série de etapas. Entre elas, as estaduais, as municipais eletivas e preparatórias, as conferências livres, a conferência virtual, os seminários temáticos e outras ações que possibilitam qualquer cidadão e cidadã encaminhar propostas à etapa nacional em Brasília, que ocorrerá de 27 a 30 de agosto de 2009.

Confira o calendário das etapas municipais e regionais:

17 de abril - Sinop
Auditório da Unemat - 8h

8 de maio - Tangará da Serra
Auditório do Ceprotec - 8h

15 de maio - Barra do Garças
Auditório da UNIVAR - 8h

22 de maio - Cuiabá
Hotel Fazenda Mato Grosso - 8h

28 de maio - Várzea Grande
Auditório da Prefeitura Municipal - 8h

22 de abril - Conferência Livre
Encontro dos Conselhos Comunitários de Segurança de MT
Local: Auditório da Academia de Polícia Civil
Bairro São João Del Rey - Cuiabá

18 a 20 de junho - Conferência Estadual
Hotel Fazenda Mato Grosso

27 a 30 de agosto - Conferência Nacional
Centro de Convenções - Brasília - DF
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet