Olhar Direto

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Política MT

em férias

Confirmação do afastamento de Pagot só sai em 30 dias

04 Jul 2011 - 23:14

Da Redação - Laura Petraglia e Marcos Coutinho

A confirmação ou não do afastamento do diretor geral do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte), Luiz Antonio Pagot, denunciado pelo 'fogo amigo' em matéria da revista Veja, por suposta participação em esquema de pagamento de propinas, só poderá ocorrer num prazo de 30 dias.


Isso porque, segundo fontes da autarquia, Pagot teria entrado em período de férias na quinta-feira, com publicação do ato no Diário Oficial da União confirmada na edição de sexta-feira.

Coincidência ou não, a reunião entre a presidente Dilma Rousseff e as ministras Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Ideli Salvatti (Assuntos Institucionais), Pagot e assessores do Ministério dos Transportes, que resultou no afastamento de todos esles, também ocorreu na quinta-feira.

Como de praxe, o diretor executivo do Dnit, José Henrique Coelho Sadoc, assumiu hoje a Direção Geral do Dnit, fato que impede Pagot de ter despachado na autarquia federal, como foi ventilado pela mídia.

A despeito da burocracia, a situação política de Pagot é delicada. Ele foi colocado na mesma situação do deputado federal Valdemar da Costa (PR-SP), presidente nacional da sigla republicana, que foi considerado como um dos articuladores do esquema do mensalão.

Segundo a Veja,o ‘Mensalão do PR’ é um esquema montado por representantes do PR,  funcionários do Ministério dos Tranportes e das autarquias (Dnit e Valec) para superfaturar obras e receber propinas de empreiteiras.

De acordo com a publicação da revista, esses órgãos cobravam um "pedágio político" de 4% sobre o valor das faturas recebidas. Em troca, garantiam o sucesso dos fornecedores nas licitações, permitiam superfaturamento de preços e deixavam correr soltos os aditamentos, que resultavam na elevação do valor das obras.

O esquema denunciado seria encabeçado por Costa Neto, que em 2005 foi obrigado a renunciar a uma cadeira na Câmara dos Detados para não ser cassado no escândalo do mensalão.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet