Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Carros & Motos

Estilo europeu

MINI Cooper cobra pela exclusividade

Foto: Carro Online

MINI Cooper cobra pela exclusividade
Quem chegar ao Brasil depois de uma temporada no exterior perceberá que as ruas por aqui estão cada vez mais europeias. Não que tenhamos agora novos superesportivos ou sedãs luxuosos, comuns no Velho Continente. A tendência é outra: estilosa, compacta e, principalmente, cara. Que o diga quem pensa em comprar um pequeno MINI Cooper ao saber que ele começou a ser importado ao país oficialmente pela BMW (dona da marca britânica) e descobre que o “carrinho” custa R$ 92 500 na versão de entrada, bem mais do que poderia supor o candidato a um modelo de apenas 3,69 m de comprimento – exatamente a mesma medida de um Fiat Mille.


Só por aí já podemos perceber que o perfil do comprador de um MINI é muito mais de dono de BMW que de proprietário de Volkswagen Golf em busca de uma autopromoção. No mercado nacional, o Cooper é o carro de quem pergunta primeiro “que cor você tem a pronta entrega?” para depois saber qual é o preço do objeto de desejo. É o mesmo caso do smart fortwo, que cobra a partir de R$ 57 900 por seus 2,69 m.

Vale a pena? É uma nova tendência, que deve ser vista com a “mente aberta”, uma das principais características de personalidade citadas pela BMW para definir o comprador do MINI. Ele (as moças também farão parte da receita, mas responderão por apenas 40% dela) também deverá ser “chique, extrovertido, inteligente, viajado e cosmopolita”. Encaixou-se na descrição? Então você é o cliente que não ligará para o preço e perguntará antes sobre a cor.

Um kart na pista?

Na breve apresentação da novidade à imprensa, o Carro Online pôde dar apenas algumas voltas em um kartódromo com as versões manual e automática do MINI Cooper, opção de entrada da marca no Brasil – lá fora ainda existe o MINI One, que não será importado. Além desses modelos, que chegam com motor 1.6 16V de 120 cv por R$ 92 500 (manual) e R$ 98 500 (automático), há também o Cooper S e a perua Clubman S. Equipadas apenas com câmbio automático, essas versões atingem 175 cv graças ao auxílio de uma turbina e custarão R$ 119 500 e R$ 129 500, respectivamente.

De forma até insistente, a BMW (responsável por toda operação da MINI no Brasil) reiterava que uma das maiores qualidades do carro era ter uma característica de condução semelhante a de um kart. Na pista adequada aos pequenos modelos de corrida, percebemos que não chega a tanto, mas que o Cooper, como sugere seu design, é bem divertido ao volante.

Para começar, esqueça aqueles velocímetros convencionais localizados à frente do motorista. Bem no centro do painel fica um enorme ponteiro indicando a velocidade, e alguns comandos têm formas de acionamento pouco convencionais. O controle do vidro, por exemplo, é ligado por um tipo de interruptor mais comum em empresas que em carros (confira clicando no ícone "Fotos", acima). A posição de dirigir é boa, mas a sensação na cabine é de aperto. O para-brisa reto também faz lembrar que não estamos em um carro qualquer.

Sobre o motor, pouco pode ser dito, em função da limitação do percurso, mas o 1.6 16V de 120 cv a 6 000 rpm e 16,3 kgfm de torque a 4 250 rpm se mostrou disposto. Pena foi não ter à disposição o Cooper S, que promete ser um foguete com seus 175 cv 5 500 rpm e 24,4 kgfm a apenas 1 600 rpm. De acordo com a marca, o Cooper acelera de 0 a 100 km/h em 9s1 e atinge 203 km/h, enquanto o Cooper S cumpre a prova em 7s1 e vai a 225 km/h. E ambos não gastam muito para isso: ainda segundo os números da fabricante na Europa (os dados devem mudar com o nosso combustível, que tem cerca de 25% de álcool), o consumo urbano na primeiro opção é de 14,4 km/l e chega a impressionantes 22,2 km/l na estrada, enquanto o esportivo marca 12,6 km/l e 19,2 km/l.

Durante a avaliação, o câmbio manual de 6 marchas (o automático também traz 6 velocidades e trocas sequenciais) deu o alerta de que o MINI talvez não seja carro para o dia-a-dia. A transmissão é precisa, mas a embreagem não é suave e os engates podem cansar em congestionamentos. O destaque na hora de colocar o Cooper em ação vai para a direção: bem direta, ela é a maior responsável pela agilidade do carro fabricado exclusivamente na fábrica da MINI em Oxford para o resto do mundo. Essa unidade, aliás, foi ampliada para que a demanda de outros países, como o Brasil, pudesse ser atendida.

Passageiros no banco de trás? Depende do tamanho. Quem tem mais de 1,70 m ficará com os pés apertados se os bancos dianteiros forem bem para trás, mas a cabeça não ficará batendo no teto, uma vantagem em relação a alguns hatches. Porta-malas? Só 160 litros no hatch e 260 na perua.

Bem equipado, o MINI Cooper traz de série ar-condicionado, direção elétrica, trio elétrico, controlador de velocidade de cruzeiro, bancos de couro, rodas de liga leve de 16”, comando de voz, airbags frontais, laterais e do tipo cortina (na frente e atrás), controle de tração e estabilidade, freios ABS (antitravamento) com distribuição da força de frenagem, faróis de xenônio duplos, computador de bordo, alarme na chave e ignição por meio de um botão no painel, entre outros. As versões S e S Clubman contam com o mesmo pacote e trazem a mais os pneus run-flat (que permitem ao motorista rodar até um ponto de assistência no caso de um furo) e as rodas de 17”.

Todas as opções serão encontradas em apenas duas concessionárias que a marca abrirá em São Paulo e Curitiba. Ou seja, se você quiser comprar um MINI, precisará de disposição para checar antes o endereço da autorizada (e até viajar se não houver uma em sua cidade). Não é um carro que alguém comprará por acaso, rodando no fim de semana em busca de um automóvel. Chegando na loja, é recomendável não perguntar logo de cara o preço. Pode pegar mal, afinal, isso é “só uma questão de ponto de vista”, como disse Jörg Henning Dornbusch, presidente da BMW. Para o público do MINI, realmente deve ser.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet