Olhar Direto

Quinta-feira, 01 de agosto de 2024

Notícias | Agronegócios

Tecnologia na agricultura é essencial para o combate à fome no mundo

“Isso mostra que foi a inovação tecnológica desenvolvida para o agronegócio que alavancou o setor economica e produtivamente”, afirmou o Consultor Sócio da MB Agro, Alexandre Mendonça Barros, durante palestra ministrada no III Fórum Abisolo, que termina hoje (15), na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), em Piracicaba/SP.

Segundo dados da USDA, a produção de grãos nas últimas três décadas cresceu a uma taxa média de 1,9% ao ano, enquanto a produtividade aumentou cerca de 1,6% ao ano e a área plantada teve uma alta de apenas 0,2% ano no mesmo período. “Isso mostra que foi a inovação tecnológica desenvolvida para o agronegócio que alavancou o setor economica e produtivamente”, afirmou o Consultor Sócio da MB Agro, Alexandre Mendonça Barros, durante palestra ministrada no III Fórum Abisolo, que termina hoje (15), na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), em Piracicaba/SP.


Para Barros, o combate da fome mundial está diretamente relacionado às novas tecnologias para o aumento da produtividade, seja no aumento da eficiência da adubação mineral, seja na implementação de máquinas e implementos agrícolas para plantação, cultivo ou colheita ou seja na reciclagem de resíduos de origens diversas para utilização como matéria orgânica. “Não é possível aumentar consideralvemente a área plantada, por isso a solução reside na produtividade”, explicou.

Outro fator percebido por Barros que contribuiu para a escassez de alimentos no mundo é o aumento da renda da população mundial, que resultou em uma mudança na dieta alimentar, no qual as pessoas passaram de uma dieta vegetal para animal. “Consequentemente, houve um aumento no consumo de grãos,” disse. Os nutricionistas recomendam um consumo anual entre 450 kg e 500 kg de grãos por habitante. “Nos Estados Unidos, esse número chega a 900 kg/hab/ano e, em países africanos, em 200 kg/hab/ano”, enfatizou.

Para os próximos trinta anos, um estudo feito pela USDA e pela MB Agro, mostra que se a tendência de crescimento da produtividade for mantida, será necessário um pequeno incremento de terra – 66 milhões de hectares – em todo o mundo para que a demanda por grãos em 2040, baseada no consumo per capita de 500 kg /hab/ano, seja atendida.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet