Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Condenado por matar filhos no ES é encontrado em ilha de Vitória

Foto: Juirana Nobres / G1

Condenado por matar filhos no ES é encontrado em ilha de Vitória
O comerciante Marcos Itiberê, que havia fugido do Instituto de Reabilitação Social (IRS) na sexta-feira (5), foi encontrado pela polícia na tarde deste domingo (7) na região conhecida como Ilha das Pombas, em Vitória. O G1 falou com exclusividade com o foragido. Ele alega que fugiu porque considera já ter cumprido um terço da pena.


A Secretaria de Justiça do Estado (Sejus), disse que a Corregedoria ainda está apurando as falhas que possibilitaram a ocorrência da fuga. A Sejus informou que o IRS, onde Itiberê estava preso, é uma unidade antiga, com estrutura ultrapassada e que está em processo de desativação.

Itiberê foi encontrado por marinheiros. Ele estava machucado e boiando no mar. Segundo as testemunhas, o criminoso se apresentou como biólogo, disse que tinha caído na ilha e não sabia nadar. Reconhecido, a polícia foi chamada e o homem, que é condenado por matar os dois filhos, foi capturado.

Segundo o condenado, ele fugiu do IRS sem serrar as grades da cela, como havia informado a Sejus. "Tinha livre acesso ao Instituto e sempre tive um bom comportamento pelos presídios que passei. Na noite de sexta, fiquei sabendo que ia ter uma festinha por volta das 19h. Arrumei a minha bolsa, peguei os meus remédios. Fui para a parte desativada do presídio e pulei o muro com a ajuda dos lençóis. Não precisei da ajuda de ninguém para fazer isso", contou.

Fuga
Marcos Itiberê conseguiu fugir do IRS na sexta-feira (5). No sábado, a Sejus havia informado que ele conseguiu fugir após serrar uma grade da cela onde estava e pular a muralha da unidade prisional com o auxílio de uma corda artesanal feita com lençóis.

Carta
O comerciante deixou uma carta anunciando a fuga. Segundo o advogado Antônio Fernando Moreira, a mensagem foi entregue pelo fugitivo a um colega, não identificado, dentro da prisão. O G1 teve acesso ao conteúdo. Na carta divulgada pelo advogado do foragido, Itiberê pede perdão à família pela fuga e admite a culpa na morte dos dois filhos. “Após 11 anos e 10 dias, ainda choro muito pelo ato praticado, mas as pessoas não acreditaram na minha reforma íntima. Outros tornaram o caso pessoal e não aceitaram o que fiz inventando mil pretextos para não conceder-me benefícios legais”, disse Itiberê, na carta.

Crime
No dia 14 de maio de 2000, o comerciante assassinou os dois filhos, Marcos Itiberê Filho, 9 anos,e Gabriela, de 7 anos. As crianças foram mortas com tiros e pancadas na cabeça. Elas foram cobertas com colchões e colocadas dentro de um armário, que foi concretado pelo assassino, no edifício Homero Massena, no Centro de Vila Velha. Onze dias após o crime, os corpos foram encontrados pelo pai de Itiberê.

Na época, o comerciante havia alegado transtornos mentais, que foram descartados após exame solicitado pela Justiça. O exame revelou que ele estava perturbado, mas tinha consciência do que estava fazendo. Após uma rápida passagem pelo manicômio judiciário, Itiberê foi transferido para o MOSESP, em Viana. Ele estava, atualmente, no IRS.

Outra condenação
Itiberê também foi acusado de matar o ex-marido de Jânia, Marco Antônio Pedrini, que tentou impedir que ela fosse agredida. O crime aconteceu em 15 de outubro de 1999.

Justiça
A Secretaria de Justiça do Espírito Santo (Sejus) disse que equipes de Inteligência da Sejus e da Polícia Militar agiram em conjunto nas investigações e nas buscas de Marcos Itiberê. Após a recaptura, Itiberê foi encaminhado ao Hospital São Lucas, pois, apresentava ferimentos na perna e ainda na noite deste domingo ele será levado a uma unidade prisional destinada a presos condenados em regime fechado.

A Sejus informou ainda que Itiberê cumpria pena em a em regime fechado na Penitenciária de Segurança Máxima I, em Viana e foi transferido para o IRS em julho de 2009 por decisão judicial.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet