Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Servidores da Secretaria de Administração têm projeto selecionado para apresentar em congresso

Dois servidores da Secretaria de Estado de Administração (SAD) tiveram o projeto selecionado para apresentar no II Congresso Consad (Conselho Nacional de Secretários de Estado de Administração) de Gestão Pública, que será realizado de 6 a 8 de maio, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF).


Os projetos deveriam ser elaborados na área da Administração Pública, e a dupla de servidores da SAD, formada por Guimarilza Barbosa de Souza e Luiz Cláudio de Arruda Isoton optou pelo tema tecnologia.

Como estava concluindo a pós-graduação e desenvolveu o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre o Business Intelligence (BI), a servidora Guimarilza Souza teve a idéia de inscrever o projeto no Consad abordando a otimização da Gestão Pública através de Técnicas de BI. "O projeto foi aprovado e elaboramos o trabalho que será apresentado no Consad", explicou.

Para ela, com a informatização dos processos no setor público através de ferramentas para o controle coorporativo, passou a existir uma grande quantidade de dados armazenados em sistemas transacionais. "Buscando otimizar o cenário da gestão pública, numa esfera altamente dinâmica, foi criado o projeto de BI, que é uma técnica para analisar e compreender melhor os assuntos trabalhados". Guimarilza informou que com os resultados, foi possível buscar novas alternativas para uma melhor gestão de Governo, o qual segue o principio de uma Gestão Inteligente, por meio da ferramenta Business Objects.

De acordo com o secretário de Administração, Geraldo de Vitto Jr, o evento é uma forma dos Estados trocarem experiências do que estão realizando em seus Governos. "A participação dos servidores da SAD é fundamental, pois mostra que Mato Grosso está desenvolvendo trabalhos voltados para a melhoria da gestão pública".

Segundo o consultor de BI João Gabriel Ribeiro, que orientou os servidores na elaboração do projeto, "o BI dispõe de um módulo que permite a criação e formatação de relatórios gerenciais, que é flexível e dinâmico. O painel de indicadores é outro módulo que gere um ambiente mais pontual e que permite visualizar os dados corporativos de uma maneira mais intuitiva e de fácil compreensão, através de gráficos interativos e dinâmicos, que facilitam o controle de metas e a simulação de ambientes futuros para o processo de tomada de decisão", pontuou.

Já o servidor Luis Isoton, lembrou que antigamente os relatórios eram feitos no programa Microsoft Excel, podendo ter erro ou manipulação por parte das pessoas. "Com o BI, existe a segurança de não se ter nenhuma influência humana, além desses relatórios poderem ser acessados em qualquer lugar do mundo".

Projeto - Como em 2006 foi implementado o projeto sobre a gestão de combustíveis pela SAD, onde se tem informações de projeção de dados em tempo real, o grupo vai fazer um estudo de caso baseado no sistema de combustível, mostrando o antigo cenário e a melhoria proporcionada pelo BI.

A apresentação do projeto é uma forma de divulgar a ação que está sendo desenvolvida pelo Governo Estadual, na visão de Luis Isoton. "O painel será interessante porque outras Secretarias de Administração vão poder conhecer o sistema e aplicar em sua gestão".

Xcelsius 

Em 2009, a SAD adquiriu a ferramenta Xcelsius, que possibilita criar cenários e fazer simulações futuras. "Atualmente, estamos criando cenários, no sistema Gestão de Combustível, com base nas informações que obtemos no BI, assim iremos implementar nos demais assuntos que estão no ambiente de informações gerenciais como: Imprensa Oficial, locação de veículos, Aquisições, Energia elétrica, Telefonia Móvel e Fixa, Táxi, Auditagem de Veículos", concluiu Guimarilza.


Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet