Olhar Direto

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Política MT

PREVENÇÃO ANTI-DROGAS

Valtenir propõe substituição do plantio de coca por alimentos na Bolívia

O deputado Valtenir Pereira (PSB/MT) propõe que o governo brasileiro e a Organização das Nações Unidas (ONU) incentivem a Bolívia a substituir o plantio da folha de coca por alimentos. O assunto foi debatido nesta segunda-feira (29/8) durante seminário sobre políticas públicas antidrogas, em Cuiabá. A restrição de publicidade para bebidas alcolólicas foi outra propostas elaborada durante o evento.


O seminário foi promovido em parceria pelos deputados Valtenir e Welington Fagundes (PR) e pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia, deputado Emanuel Pinheiro (PR). A atividade parlamentar discutiu prevenção, acolhimento e tratamento, reinserção social, repressão e legislação no âmbito de política antidrogas.

“O Ministério das Relações Exteriores em que iniciar diálogo para os países andinos e fronteiriços, com apoio da ONU, para aproveitar área usada no plentio de drogas e plantar arroz, feijão”, sugeriu Valtenir, que indicou o Banco Mundial como financiados dos recursos para a substituição na matriz de produção destes países.

O delegado regional de combate ao crime organizado da Polícia Federal, Eder Rosa de Magalhães, citou a questão da nacionalização de veículos pelo governo boliviano, sem verificar a origem deles, como outra preocupação ligada ao tráfico e consumo de drogas.

“Boa parte de veículos vão para Bolívia como parte de pagamento de cocaína. Com a medida de regularizar veículo da Bolívia, vai aumentar o roubo e aumentar o tráfico de cocaína. Um carro popular vale 1kg de cocaína, uma caminhonete Hilux 4 a 5 Kg e caminhão vale 15 a 20 kg de cocaína”, lembrou o delegado da PF com base em uma tabela de preços usada pelo crime organizdo.

A idéia de limitar horário de propaganda de bedidas alcoólicas nos meios de comunicação foi levada pela presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Conen), Ana Elisa Limeira. “A lei de propaganda, 9.294/96, prevê restrições de divulgação de bebidas. As indústrias de bebidas continuam a divulgar seus produtos com publicidade em massa”.

Para Valtenir, se medidas enérgicas como ele sugeriu não forem aplicadas, cerca de “30% da população será envolvida em tráfico de droga, não só no Brasil”.

O seminário foi promovido pelos deputados Valtenir e Welington Fagundes (PR) e pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia, deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR). A atividade parlamentar discutiu prevenção, acolhimento e tratamento, reinserção social, repressão e legislação no âmbito de política antidrogas. (Com informações da assessoria de imprensa do deputado Valtenir Pereira).
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet