Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

Operação contra desmatamento na Amazônia inicia amanhã

O Governo Federal retoma de forma mais efetiva a Operação Arco Verde, de controle do desmatamento na região Amazônica. Nesta segunda-feira (16), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) dá início a ação, que prevê alternativas para o desemprego no setor madeireiro da Amazônia.



O Ibama vai intensificar a fiscalização contra o desmatamento este ano. Estão previstas trezentas ações, cem a mais do que em 2008. E o órgão vai contar com reforços, como aviões para observação de áreas afetadas, e também para transporte de fiscais e equipamentos. Já no Estado, a meta é desenvolver alternativas para promover o desenvolvimento sustentável dos 19 municípios mato-grossenses que mais desmatam a Amazônia.

Durante um encontro entre gestores municipais, estaduais e federais em Cuiabá ficou definido que em abril, uma equipe multidisciplinar do Governo Federal virá a Mato Grosso para definir o volume de recursos e projetos que cada município irá receber.

Ao todo, estão previstas trezentas ações, cem a mais do que em 2008. E o órgão vai contar com reforços, como aviões para observação de áreas afetadas, e também para transporte de fiscais e equipamentos.

O coordenador-geral de Fiscalização do Ibama, Luciano Evaristo, disse as medidas do plano surgiram de uma parceria, que envolve catorze ministérios mais a Casa Civil. Um deles é o Ministério do Trabalho e Emprego, que vai pagar auxílio-desemprego para quem perder seu ganha-pão por trabalhar para patrões que exploram madeira ilegalmente. Também vão ser distribuídas cestas-básicas.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet