Olhar Direto

Sábado, 27 de julho de 2024

Notícias | Copa 2014

Em Londres, atletas divulgam esportes paraolímpicos

Em Londres, atletas divulgam esportes paraolímpicos
A famosa Trafalgar Square de Londres foi palco nesta quinta-feira de um evento que reuniu vários atletas paraolímpicos de destaque com o objetivo de promover suas modalidades, a um ano dos Jogos que serão realizados na capital britânica.


Diante de centenas de londrinos e turistas, os atletas buscaram mostrar que seus respectivos esportes não são apenas uma forma de integração social, mas também um espetáculo competitivo e atrativo para o público.

O evento contou com a participação de inúmeros atletas, como os integrantes da seleção britânica de basquete e do time alemão de rúgbi - modalidades para cadeirantes.

O velocista Oscar Pistorius, que mesmo com próteses participou do último Mundial de Atletismo em Daegu (Coreia do Sul), também esteve presente ao encontro desta quinta-feira. Pistorius foi convidado para inaugurar uma estátua de bronze em sua homenagem.

O evento também teve como destaque as participações do primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, e do prefeito de Londres, Boris Johnson, que chegaram a disputar uma rápida partida de tênis com atletas paraolímpicos.

Desde 1988, em Seul, os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos se tornaram eventos intimamente ligados, com disputas nas mesmas instalações esportivas e com poucos dias de diferença.

Em Londres, os Jogos Paraolímpicos começam em 29 de agosto de 2012, somente 17 dias depois dos Jogos Olímpicos. Mais de 4.200 atletas provenientes de 150 países e com diversos tipos de necessidades especiais competirão em busca da medalha de ouro.

Será uma boa oportunidade para os londrinos desfrutarem de competições de alto nível e de novas instalações esportivas que foram erguidas em Stratford. No entanto, muitos habitantes devem ficar de fora, seja pela incapacidade do sistema de distribuição de ingressos ou por seus elevados valores.

A partir desta sexta-feira, o público poderá adquirir os ingressos para os Jogos Paraolímpicos, sendo que metade deles custará menos de 11 euros, e 75% menos de 23 euros.

Artan Selmanaj, um dos membros da equipe germânica que participou da exibição desta quinta-feira, explicou à Agência Efe que nos últimos meses intensificou seus treinos para conseguir a classificação.

"Meu sonho é disputar os Jogos de 2012, na cidade onde vivo. Para isso estou treinando mais que nunca", afirmou Selamanaj, que "mudou de vida" há seis anos, quando se uniu à seleção alemã de rúgbi.

"Jogar é o que me faz feliz. O esporte me deu a oportunidade de me movimentar pelo mundo com minha cadeira de rodas. Competi em países como Canadá, Estados Unidos e Suíça", disse Selamanj, que integra um clube londrino.

Um dos maiores problemas para um atleta paraolímpico é encontrar financiamento para aquisição do material específico que o esporte exige. A cadeira especial para jogar rúgbi, "preparada para se movimentar com rapidez e, ao mesmo tempo, resistir aos golpes", pode custar até 5 mil euros, explicou o atleta.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet