Olhar Direto

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Balanço da III Conferência Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa 2011

A conferência Estadual foi positiva com a participação dos Conselhos municipais, atendendo o chamado do Conselho Estadual envolvendo os idosos ativamente nos debates. A conferência aconteceu nos dias 12 e 13, no Hotel Fazenda Mato Grosso. A conferência realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e intermédio do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos (Cededipi).


O evento contou com a presença de aproximadamente 560 pessoas representantes da sociedade civil e do setor publico dos municípios e do Estado, incluindo lideranças comunitárias, conselheiros dos conselhos municipais e estadual do idoso, organizações não governamentais que prestam atendimento ou atuam na defesa de direitos da pessoa idosa, instituições privadas de ensino superior que atuam com a política do envelhecimento.

Esta conferência representa um passo decisivo na atualização da política estadual e principalmente da Política Nacional do Idoso, com as propostas que foram deliberadas em plenária. O Programa Brasil Alfabetizado também esta incluso nas propostas como foi apresentado na conferência.

A metodologia do Programa é concebida com base nos princípios de uma educação libertadora e na prática da leitura do mundo, considerando a realidade do alfabetizando como ponto de partida do processo educativo. Na conferência o Desafio da educação de jovens e adultos (EJA) nos Centros Urbanos: será a Ampliação dos Centros de Convivências.

Segundo a palestrante Vera Nicia Fortkamp de Araujo, presidente ANG Brasil e Conselheira Titular CNDI, a conferência é um evento democrático no qual se deve conferir o que tem sido feito e propor avanços para a consolidação das políticas e da conquista do envelhecimento com dignidade em nosso estado e no país, com ampla participação e efetivo compromisso de todos.

A conferência está organizada em plenárias e grupos de trabalho para tratar de cinco eixos temáticos: I – Envelhecimento e Políticas de Estado: pactuar caminhos intersetoriais; II – Pessoa idosa: protagonista da conquista e efetivação dos seus direitos; III – Fortalecimento e integração dos Conselhos: existir, participar, estar ao alcance, comprometer-se com a defesa dos direitos dos idosos; IV – Diretrizes Orçamentárias, Plano Integrado e Orçamento Público da União, Estados, Distrito Federal e Municípios; V – Criação de Conselhos Municipais. Para o Conselho Estadual ao realizar a III Conferência com a participação da sociedade se mostra preocupação com o futuro dos idosos, pois, essa população cresce cada dia mais necessitando de atenção especial de todos.

Wuber Jefferson de Souza Soares, presidente do Conselho Estadual de defesa dos direitos da Pessoa Idosa, se disse contente com a participação dos idosos. “Convidamos a população idosa a participar da conferência para estar juntos com os segmentos e formar propostas. Entendemos que o idoso tem que participar e ser o protagonista em busca de melhoria para sua vida”.

No encerramento do evento foram repassadas pelos quatros eixos de discussão dez propostas de cada um, onde foram condensadas para ser apresentadas pelo Conselho na Conferência Nacional dos idosos em Brasília (DF).

A 3ª Conferência Nacional de Direitos da Pessoa Idosa acontece em 23, 24 e 25 de novembro de 2011 em Brasília (DF) tendo como tema central: “O compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil”.




Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet