Olhar Direto

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Programa 'De Cara Limpa Contra as Drogas' já atingiu 1,6 mil alunos da região do Pedra 90

Um total de 1.650 alunos de sete escolas da rede Municipal de Estadual já recebeu as atividades do programa De Cara Limpa Contra as Drogas, executado pela Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso. O projeto retomou em agosto as atividades em 12 escolas da região do Pedra 90, em Cuiabá. Os estudantes participaram de palestras preventivas relacionadas aos temas, drogas, violência doméstica, homofobia, família, religião, relação interpessoal e disciplina.


Pelo programa, 40 crianças e adolescentes do Bairro São Francisco participam da oficina de Coral, nas tardes de quintas-feiras, na escola São Sebastião, em duas turmas de 20. Os alunos da investigadora Rosa Malena formam no início de dezembro. Quinze estudantes da região participam também de aulas de violão na Escola Estadual Padre Firmo, todos os sábados das 08 horas às 10 horas.

A delegada Juliana Chiquito Palhares, junto com os investigadores Fabiano Camargo, Evillyn de Oliveira e Sílvia Slominski estão à frente das ações do programa. Para Palhares, as parcerias foram retomadas possibilitando a continuidade das atividades do programa. “Todos os mecanismos foram colocados em movimento, demos uma nova roupagem para o material de divulgação, retomamos as palestras e oficinas, de forma que o programa está numa fase que caminha por si só”, analisa a delegada. “Estamos bastante contentes em ver como o programa é bem aceito pela comunidade”, completa.

Conforme Juliana Palhares, ainda neste ano devem acontecer a corrida “De Cara Limpa” e o Dia “D”, fechamento da etapa em andamento no Pedra 90. Em 2012, o programa será implantado na cidade de Várzea Grande.

Na semana passada, durante a terceira rodada de palestras de orientação e prevenção, 80 alunos da Escola Municipal de Educação Básica Hebert de Souza, participaram de uma palestra com o investigador Luiz Carlos da Silva Filho, que falou sobre valores, atitudes e disciplina. Para ele, o programa tem atingido os objetivos proposto que é levar informações sobre o mundo da droga, além de ajudar pais e filhos. “O programa tem obtido bons resultados, além de estar atingindo o objetivo proposto que é levar informações a crianças e adolescentes, que estão na formação da personalidade. Isso leva a eles a refletirem sobre o que estão fazendo e como irão agir no futuro”, frisou o delegado.

Para a aluna do 5º ano, da Escola Hebert de Souza, Brena Margarida Carlos da Silva, o programa tem ajudado muito as crianças a tirar as suas dúvidas, alertar, além de mostrar um caminho ruim, tanto para a pessoa quanto para a família. “Esse programa da Polícia Civil tem ajudado a alertar e a tirar duvidas sobre o mal que a droga causa em nossas vidas e na nossa família. As palestras são ótimas para nós que somos crianças, depois de assistir essa palestra observei que a única maneira de eu ser alguém na vida é estudar, me esforçar, além de trabalhar bastante terei de ser muito responsável pelos meus atos”, ressaltou a aluna.

O aluno do 5º ano, Matheus Cristiano Oliveira, tem o mesmo pensamento, mas o que mais lhe chamou a atenção foi saber mais sobre os valores, atitudes e disciplina. “A palestra me ajudou a repensar mais nas minhas atitudes. A partir de hoje mudarei o meu comportamento, passarei a ser um garoto mais educado com o meu próximo”, disse.

No dia 16 de setembro, o grupo de teatro de palhaços J.E Diversões realizou uma apresentação na Escola Municipal de Educação Básica Senador Gastão Muller, com cerca 400 alunos, onde interpretaram uma história bem animada e divertida, transmitindo para as crianças a necessidade de ficarem longe das drogas.

O delegado Bibiano Nunes Ferreira Sobrinho é um dos palestrantes do programa. Na quinta-feira (15) passada, conversou com cerca de 80 alunos da Escola Estadual Rafael Rueda (CAIC), sobre o uso de drogas ilícitas e abusos de drogas lícitas. Para o delegado, os jovens têm sido bastante participativos e mostram interesse pelo tema. “Temos procurado levar essas discussão para os locais onde os jovens tentam se impor e que alguns são até dependentes. Os temas abordados devem obter resultado a médio e longo prazo, tanto para a família quanto para a escola, analisa Bibiano Nunes Ferreira.

Durante as atividades realizadas nas escolas são distribuídos materiais impressos como a folha pinte e rabisque com a caricatura do mascote do projeto “Bom Dog”, gibi e folder com adesivo, que contém orientações para os alunos e aos pais.

O programa que começou no município de Campo Novo do Parecis (396 km a Noroeste) no ano de 2008 e em 2009 foi implantado em Cuiabá, na região Norte da Capital. Atualmente as atividades são realizadas em doze escolas da região do Pedra 90.

Para o delegado, os jovens têm sido bastante participativos e mostram interesse pelo tema. “Temos procurado levar essas discussão para os locais onde os jovens tentam se impor e que alguns são até dependentes. Os temas abordados devem obter resultado a médio e longo prazo, tanto para a família quanto para a escola", analisa Bibiano Nunes Ferreira.

Durante as atividades realizadas nas escolas são distribuídos materiais impressos como a folha pinte e rabisque com a caricatura do mascote do projeto “Bom Dog”, gibi e folder com adesivo, que contém orientações para os alunos e aos pais. O programa que começou no município de Campo Novo do Parecis (396 km a Noroeste de Cuiabá) no ano de 2008 e em 2009 foi implantado em Cuiabá, na região Norte da Capital. Atualmente as atividades são realizadas em doze escolas da região do Pedra 90.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet