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Sexta-feira, 26 de julho de 2024

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Anac cobra que empresas aéreas avisem passageiros de atrasos

No Brasil, a Agência Nacional de Aviação quer cobrar pontualidade das empresas aéreas. O passageiro seria avisado dos atrasos nos voos. A ideia é aumentar a concorrência e as empresas que atrasam muito podem ter que ceder o espaço nos aeroportos para outras companhias. Pelo menos esta é a intenção da ANAC que, estimulando a concorrência, consiga melhores serviços para todos os consumidores.


Passageiros ansiosos pelo embarque: “Já teve situações aqui de eu ficar quatro horas no aeroporto para chegar ao Rio de Janeiro”, conta o ferroviário Vagner de Sousa.

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) quer o índice de pontualidade de cada empresa estampado nos telões dos aeroportos. “Eu acho isso muito bom, porque você tem uma possibilidade de escolher assim uma empresa que é mais satisfatória do que outras”, diz a estudante Thalita Bárbara.

A Anac ameaça suspender voos de companhias que tiverem muitos atrasos e cancelamentos nos aeroportos mais movimentados do país. Para a agência, é uma forma de punir as empresas, e não só os passageiros que chegam depois da hora.

“Dez minutos que tenham passado do seu horário de fazer check-in você não consegue pegar. Lá dentro, quando você passa o portão, você fica questão de horas esperando”, afirma a administradora Francisca Linhares.

Outra ideia é forçar as companhias aéreas a indicar nos bilhetes quanto tempo os voos costumam atrasar: “Você ter a informação quanto tempo vai atrasar pelo menos você não fica parado, sentado ou muitas vezes de pé como ocorre sem fazer nada”, afirma o advogado Paulo Sorayar.

Pela proposta, o consumidor deve ser alertado sobre os atrasos antes de comprar a passagem seja pela internet, por telefone ou nos balcões.

O presidente do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias, José Márcio Mollo, diz que, se as medidas forem adotadas, as companhias terão que contratar funcionários só pra manter os dados atualizados e pode sobrar para o consumidor: “Não tem efeito nenhum, nenhuma consequência para a melhora ou piora do serviço. Só vai criar mais um custo para as empresas que, obviamente, deverá ser repassado para o passageiro, e não melhora a vida do passageiro”, explica.

A Anac se defende e diz que é uma forma de acirrar a concorrência entre as empresas e ajudar o consumidor a escolher o melhor custo benefício: “Às vezes, ele sabe que pode pagar mais caro por uma passagem, um voo que seja mais pontual e que ele possa fazer a diferenciação do produto pela pontualidade e regularidade dele. Ele escolha o produto com base no nível de atraso que aquela empresa tem. É isso que a gente quer com essa medida”, afirma o presidente da Anac, Marcelo Guaranys.

As propostas vão passar por consulta pública.
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