Olhar Direto

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Cursos vão formar policiais para gerenciar Bases Comunitárias no sistema de Koban e Chuzaisho

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), por meio da Coordenadoria de Polícia Comunitária em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), realizará entre os dias 26 a 30 de setembro, o Curso Nacional de Gestor de Policiamento Comunitário Sistema Koban e o Curso Nacional de Operador de Policiamento Comunitário Sistema Koban. As aulas serão ministradas na Escola da Magistratura, em Cuiabá.


As capacitações terão como objetivo capacitar policiais militares para gerenciar e operar as Bases Comunitárias na filosofia do sistema de Koban e Chuzaisho de Bases Comunitárias, orientados pela filosofia de polícia comunitária, bem como para atuar na mobilização social das lideranças comunitárias.

No total serão capacitados 100 policiais militares. No Curso Nacional de Gestor de Policiamento Comunitário - Sistema Koban - serão capacitados 50 sargentos e cabos da Polícia Militar, que já atuam em Bases Comunitárias como gestores.

Já no Curso Nacional de Operador de Policiamento Comunitário - Sistema Koban - serão capacitados 50 cabos e soldados que atuam em Bases Comunitárias como operadores de policiamento comunitário. Os participantes receberão o certificado da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Polícia Comunitária - Japão, é utilizado o método Koban de policiamento comunitário. Três policiais trabalham por turno numa base e tem como missão ouvir opiniões dos moradores a respeito da segurança, participar das atividades da população local e garantir a segurança geral. No Japão existem 6.185 Kobans, com o efetivo de 35% dos policiais.

Com o método, 85% das ocorrências do país são solucionadas. No Koban apenas um policial fica responsável pela guarda da base. A equipe também produz um informativo sobre as ações de polícia comunitária, que fica à disposição da população local afixado num quadro de avisos. Os policiais comunitários japoneses ainda desenvolvem campanhas de combate ao crime, atende ocorrências e orienta a comunidade na prevenção de crimes de trânsito.

O grande diferencial do sistema é a ação mais eficaz na orientação e prevenção ao crime. Em Mato Grosso, a filosofia de Polícia Comunitária é aplicada em três frentes: na Base Comunitária de Segurança Pública, que reúne os serviços integrados das instituições da segurança pública, além de policiamento ostensivo; nos Conselhos Comunitários de Segurança Pública, entidades de apoio às ações da segurança pública no Estado, além de cursos de promotor e multiplicador de polícia comunitária, ofertado pela Senasp para capacitação dos profissionais da segurança pública.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet