Olhar Direto

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Cidades

a colegas

UFMT repudia morte de estudante e presta auxílio

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) informou na tarde desta sexta-feira (23) que está acompanhando e prestando o apoio necessário aos amigos e compatriotas, em Cuiabá, do ex-aluno Toni Bernardo da Silva, 27 anos, assassinado na noite de quinta-feira após ser espancado por três homens, sendo que dois são policiais militares, na pizzaria Rola Papo no bairro Boa Esperança.


De acordo com a pró-reitora de Ensino de Graduação, Myrian Serra, já foram feitos contatos com o Programa Estudante Convênio de Graduação (PEC-G), com o Ministério da Educação e com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), que desenvolvem o programa, e com a Polícia Federal, para as providências. “Todas as medidas que estiverem ao alcance da UFMT serão tomadas em solidariedade”, disse.

Toni veio para o Brasil por meio do PEC-G, programa desenvolvido pelo MEC/MRE, para cursar Economia na UFMT. Ele iniciou o curso em 2006 e deveria terminá-lo em 2011. Em 2010, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação apoiou o então aluno e tentou auxiliá-lo para resolução de seus problemas acadêmicos e pessoais, que geraram o abandono dos estudos e a reprovação.

Conforme a assessoria da UFMT, foi prestada toda a assistência e oferecido acompanhamento psicológico ao estudante, por meio da Coordenação de Assistência e Benefícios (Cabes), sem a sua adesão satisfatória. Consequentemente, o desligamento ocorreu em fevereiro de 2011, conforme as exigências estabelecidas pelo Convênio PEC-G/MEC/MRE, entre as quais o abandono dos estudos e a reprovação.

A seleção do aluno estrangeiro é feita no país de origem e a vinda e o retorno dele correm por meio do Ministério das Relações Exteriores. Atualmente a UFMT tem 13 alunos pelo PEC-G. Hoje pela manhã, eles foram recebidos, na Reitoria, para tratar do apoio e solidariedade diante da morte do colega.

A universidade repudia esta e toda forma de violência. A UFMT conta e confia no engajamento das autoridades competentes para o esclarecimento do ocorrido e punição dos responsáveis.

As informações são da assessoria.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet