Olhar Direto

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cidades

Parlamentar quer Estado atuando na prevenção da isquemia cerebral

O deputado Nilson Santos (PMDB) alerta a população sobre as principais causas e os sintomas da isquemia cerebral. O alerta foi feito através de um projeto de lei que passa ao Estado a responsabilidade de criar programa Estadual de Prevenção da Isquemia Cerebral e Recuperação das Seqüelas. "O objetivo é informar aos cidadãos sobre as causas da doença por meio de programas que atendam grande parte da sociedade", disse Nilson.


O projeto prevê que o Estado ofereça os exames laboratoriais e de imagens necessárias aos diagnósticos com maior precisão. A proposta de Nilson Santos trata ainda do aproveitamento de profissionais especializados em aplicar os tratamentos emergenciais para minimizar as possíveis seqüelas e, posteriormente, tratá-las, disponibilizando a medicação necessária, além de treinamento de familiar encarregado dos cuidados diários do paciente.

"Essa deve ser a função do Governo que tem a Secretaria de Saúde para tornar real esse procedimento. Com isso, todos os cidadãos estarão sendo beneficiados dentro dos programas sociais do Estado", afirmou o deputado.

Dados do projeto informam que isquemia cerebral, ou acidente vascular cerebral (AVC), decorre da insuficiência no fluxo sanguíneo em determinada área do cérebro, originada por obstrução de vasos sanguíneos. O programa de que trata esta lei desenvolverá ações e projetos para atingir os seus fins, dentre os quais, elaborar e divulgar um prontuário eletrônico, que poderá ser acessado em qualquer unidade pública ou particular de saúde.

A iniciativa ajuda a fornecer aos profissionais da saúde, informações precisas e atualizadas sobre cada paciente, agilizando o atendimento em caso de emergência. Outro detalhe diz respeito à divulgação do programa por meio inserções na mídia, a confecção de cartilhas explicativas e de cartazes, a serem distribuídos e afixados nas unidades públicas de saúde, estabelecimentos de ensino, veículos destinados ao transporte público e suas respectivas paradas, casas de espetáculos e casas comerciais.

O deputado sugere também, a elaboração de vídeos a serem apresentados em salas de aula, associações de bairros, entidades comunitárias, postos de saúde, clubes esportivos e outros locais onde ocorra grande fluxo de pessoas. O Governo poderá disponibilizar profissionais das diversas áreas envolvidas, como médicos neurologistas, cardiologistas, otorrinolaringologistas, fisioterapeutas, psicólogos e terapeutas ocupacionais, para o tratamento das seqüelas decorrentes da isquemia cerebral.

Nilson Santos lembra que o dia 24 de junho é o Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral - AVC, também conhecido como derrame. Ele lembra por meio de informações de especialistas médicos, que os principais sintomas da ocorrência de um acidente vascular isquêmico são: dor de cabeça muito forte, sobretudo se acompanhada de náuseas ou vômitos; fraqueza ou dormência, geralmente de um dos lados do corpo; paralisia (dificuldade ou incapacidade de movimentação); perda súbita da fala ou dificuldade para se comunicar; perda ou dificuldade de visão; tontura; perda de equilíbrio ou de coordenação; confusão mental; alterações na memória e, até mesmo perda de consciência.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet