Olhar Direto

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política MT

Jayme propõe criação de cadastro de estudantes estrangeiros

O senador Jayme Campos informou, em discurso no plenário do Senado Federal, nesta quinta (29), que vai apresentar na próxima semana projeto de lei para a criação de um portal na internet com informações sobre estudantes estrangeiros no Brasil.


Segundo ele, a iniciativa de apresentar a proposta se deu após o brutal assassinato do estudante Toni Bernardo da Silva, nascido em Guiné Bissau, morto depois de ter sido espancado em um restaurante em Cuiabá, na semana passada. “O Cadastro Geral do Estudante Estrangeiro não é para bisbilhotar a vida desses jovens. Trata-se de uma ferramenta que possa ser útil no apoio às carências e às dificuldades desses visitantes em nosso país”, explicou o senador.

Em seu pronunciamento, Jayme disse que a embaixadora de Guiné Bissau no Brasil, Eugênia Pereira Saldanha Araújo, pediu ajuda das autoridades brasileiras, revelando que a estimativa é de que haja 1.500 jovens guineenses nas universidades do país. “A embaixadora traça um retrato preocupante da condição de vida dos estudantes estrangeiros em nosso país: sem amparo institucional, sem acompanhamento psicossocial e sem garantias de um sustento digno”, relatou o parlamentar.

Racismo – Jayme Campos acredita que o crime pode ter sido motivado por racismo, já que as informações são de que o estudante vivia nas ruas de Cuiabá e, no momento do espaçamento e morte, pedia dinheiro no restaurante. “Quando um jovem indefeso é espancado até a morte, e uma das motivações para esse ato criminoso pode ser o racismo, precisamos reagir contra a intolerância, o preconceito e a banalização da vida humana” disse o senador.

Jayme sugeriu ao senador Paulo Paim, atual presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participava do Senado, uma audiência pública na CDH com a presença do secretário de Segurança Pública e do comandante da Polícia Militar de Mato Grosso, já que dois dos suspeitos do espancamento são policiais militares.

Paim elogiou a iniciativa do senador mato-grossense e informou ter tomado todas as providências para esclarecer o assassinato do estudante africano.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet