Olhar Direto

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Copa 2014

diz Yênes

'VLT, saúde e segurança pública são questões que preocupam o governo'

O governo de Mato Grosso está preocupado com atrasos no planejamento em três obras para a Copa do Mundo de 2014: a mobilidade urbana, segurança pública e saúde. A informação é do diretor de Planejamento e Articulação Interinstitucional da extinta Agecopa (Agência Executora das Obras da Copa do Mundo de 2014), Yênes Jesus Magalhães, dada ao Olhar Direto, nesta quinta-feira (29), após uma reunião na Comissão de Educação e Esporte (CE) do Senado.


De acordo com o diretor, a questão do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) é a principal preocupação dos organizadores da Copa em Cuiabá. Com a recente escolha do modal, o trabalho agora é para que sistema seja entregue antes do evento para ser aperfeiçoado caso haja eventuais problemas. Com isso, as execuções das obras poderão que acontecer 24 horas por dia.

“Não dá para você inaugurar na véspera da Copa, alguns meses antes tem que colocar em funcionamento”, pontuou Yênes em conversa com a reportagem.

Outro assunto destacado pelo diretor é a saúde. Segundo ele, a concentração do número de leitos exigidos pela FIFA (Fédération Internacionale Football Association, sigla em inglês) será no Hospital Universitário Júlio Muller e que não estava no planejamento do governo para os próximos anos.

“Para [o governo de Mato Grosso] atender o número de leitos que a FIFA exige, vamos ter que colocar em cima do Hospital Universitário. A previsão de inauguração era para 2015, não era um planejamento para Copa. Então, neste momento o governo está fazendo um esforço político para garantir os recursos tanto do Ministério da Saúde quanto da Educação que eles acelerem consiga atender essa exigência”, ressaltou.

Ainda segundo Yênes Magalhães, o terceiro tema de preocupação do governo estadual é a segurança pública dos municípios de Várzea Grande e Cuiabá. Ele garante que os principais projetos estão elencados e que seis já estão em funcionamento como o Centro de Operações e Comando (COC).

“O Centro de Operação e Comando será um importante ponto para Várzea Grande e Cuiabá, pois não irá servir apenas para segurança pública, mas também para o trânsito, para saúde. Todos estarão em um local só para poder melhorar a qualidade da segurança e fluidez do trânsito da cidade para população”, garante.

Outra copa

O governo de Mato Grosso espera concluir as obras de infraestrutura a tempo para concorrer a uma das cinco cidades-sede da Copa das Confederações que será realizada em 2013, no Brasil.

De acordo com o diretor Yênes, a competição anterior a Copa do Mundo é o momento que o estado tem de fazer o treinamento das exigências da FIFA, como situações de desastres.

“Uma esperança nossa é conseguir sediar a Copa das Confederações, apesar do que vai ser 10% do que vai representar a Copa, o momento será de fazer o treinamento na parte da questão de desastre como exige a FIFA,  como o esvaziamento da Arena. E também a questão da segurança e saúde. Espero que a gente consiga ser uma das cinco sedes”, disse esperançoso.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet