Olhar Direto

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Economia

RESPOSTA

Nadaf explica concessão; City Lar diz ter dificuldade com e-commerce

03 Out 2011 - 14:44

Da Editoria - Marcos Coutinho / Da Redação - Alline Marques

Nadaf explica concessão; City Lar diz ter dificuldade com e-commerce
O secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, garantiu não haver nenhuma irregularidade na concessão de benefícios ao Grupo City Lar - Dismobrás Importação, Exportação e Distribuição de Móveis e Eletrodomésticos. A empresa também respondeu ao Olhar Direto e destacou a dificuldade em se manter no mercado diante da concorrência do comércio eletrônico, além de destacar o crescimento no número de lojas pelo interior, gerando emprego e renda.


O fato é que a concessão de benefícios ao grupo acabou gerando mal estar na equipe econômica do governo, além de ter ‘irritado’ a concorrência no Estado. Nadaf assegurou o que benefício é uma política de governo e, portanto, está aberto para as outras empresas, desde que atendam os critérios legais.

A assessoria de imprensa da City Lar explicou que o incentivo dado à empresa é para operação do Centro de Distribuição em Cuiabá, localizado no Distrito Industrial, dando assim condições de gerar empregos e renda em cidades pequenas. O grupo está presente em 10 estados (MS, MT, RO, AC, TO, MA, PA, AM, RR e PI), com 190 lojas e cerca de 6 mil funcionários.

Confira as entrevistas com Pedro Nadaf e a City Lar

1- Qual o critério, ou os critérios, que levaram o Estado conceder os benefícios fiscais ao grupo Dismobras?

Nadaf -
Trata-se de beneficio fiscal que o estado concede aos Centros de Distribuição (CD). Muitas empresas utilizam esse beneficio, mas existem critérios exigidos pela carta consulta. Em sequência é encaminhada ao Conselho Estadual de Desenvolvimento Empresarial (Cedem) que delibera a concessão ou não, nos critérios estabelecidos em exigências da legislação do beneficio fiscal.

Os critérios são aumentos de empregos, investimentos na ampliação e aumento de espaços físicos e de distribuição , etc. Todas as exigências das normas, são fiscalizadas e acompanhadas pelos técnicos, caso as empresas beneficiadas não cumpram o beneficio é suspenso ou cancelado.

2 - Qual a extensão dessa imunidade fiscal (40, 50 ou 100%)? E quanto o Estado já perdeu com a renúncia fiscal ou quanto deixou de arrecadar?

Nadaf - Não possui renúncia fiscal. É concedido beneficio, para fortalecimento e centralização da distribuição e ampliação de atendimento ao mercado regional em todos os quadrantes do estado, inclusive em regiões de baixo desenvolvimento econômico.

3 - Existem outras empresas neste mesmo segmento que já conseguiram este benefício; as concorrentes da City Lar podem fazer o mesmo pleito?

Nadaf - Existem muitas empresas que utilizam desse beneficio fiscal de variados seguimentos e inclusive do mesmo seguimento dessa empresa. As empresas que tiverem interesse é um beneficio que esta disponível como política de governo, porém, que , fique claro, a necessidade de atender critérios legais.

Entrevista com City Lar

1 - O que levou a buscar a renuncia fiscal junto a Sicme?

City Lar - O incentivo que a City Lar conquistou junto à Sicme é para a operação do Centro de Distribuição de Cuiabá. Abrir mais lojas e gerar mais empregos. A maioria dos concorrentes dispõe de incentivos parecidos em suas matrizes e mandam as mercadorias para cá com incentivo. Sofremos muito com a concorrência do comércio eletrônico, difícil sobreviver, deixar a concorrência mais justa.

2 - Qual a contrapartida ao Estado, aos contribuintes?


City Lar - A contrapartida é a ampliação da oferta de empregos e expansão da operação para as cidades em todo o Estado. Os grandes concorrentes atuam nas maiores cidades do Estado, portanto, ampliaremos a atuação para muitas cidades pequenas e distantes, gerando empregos e renda. Além disso, atualmente as empresas regionais sofrem ampla concorrência do comércio eletrônico, que atua com custos completamente diferentes. Nosso plano de expansão pretende abrir cerca de 30 novas lojas em 3 anos, gerando até 1000 empregos.

3 - Como está a demanda de renúncia do passado, em que a City Lar teve que devolver aos cofres públicos?

City Lar - N o ano de 1999 muitas empresas mato-grossenses sofreram fiscalização, entre elas a City Lar, que regularizou todas as pendências. Não há nenhuma pendência com o fisco, nem junto a qualquer obrigação com o Estado. A cada seis meses a empresa é auditada pela PricewaterhouseCoopers Brasil.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet