Olhar Direto

Sexta-feira, 02 de agosto de 2024

Notícias | Agronegócios

reuiniões

Circuito Aprosoja etapa Sul reúne em dois dias 500 pessoas 04

Circuito Aprosoja realizado na região Sul do estado participaram quase 500 pessoas, entre produtores e convidados. O último município da região a receber o evento foi Campo Verde, onde cerca de 120 produtores lotaram o Centro de Eventos Ipanema, na noite de quinta-feira (23.04).

Circuito Aprosoja realizado na região Sul do estado participaram quase 500 pessoas, entre produtores e convidados. O último município da região a receber o evento foi Campo Verde, onde cerca de 120 produtores lotaram o Centro de Eventos Ipanema, na noite de quinta-feira (23.04). O evento também foi realizado em Alto Taquari, Rondonópolis e Primavera do Leste.


Para o vice-presidente Sul da Aprosoja/MT, José Nardes, nomes de peso como o economista Mauro Lopes, o doutor da Esalq/Cepea/USP, Mauro Osaki, o representante do Ministério da Agricultura, Luciano Carvalho, e o economista da Embrapa, Joelsio Lazzarotto, favoreceram o comparecimento de um grande número de produtores. “Acredito que o objetivo de plantar idéias relacionadas ao planejamento, a gestão dos custos de produção para a próxima safra e a projeção de cenários sobre a rentabilidade foram alcançados”.

Nardes ressalta que em geral o que chamou a atenção foi a estimativa de que o produtor poderá ter que usar 45% de capital próprio para realizar a safra 2009/2010 e isso tem dois lados. “Na safra passada a fatia das tradings como fonte de financiamento recuou de 52% para 25%. Agora, se a projeção de 45% de capital próprio se confirmar, implicará em aumento iminente de risco a ser assumido pelo produtor, mas também faz com que a dependência de crédito de terceiros diminua e pode ser que o agricultor consiga alguma lucratividade”.

Para o sojicultor Vitor José Della Flora que planta 2 mil hectares em Campo Verde, a temática de preços de fertilizantes foi fundamental para quebrar o paradigma de que poderá haver uma queda no preço do glifosato, já que a previsão é de que não ocorra redução. “Em compensação se o preço do fósforo, por exemplo, tivesse sido menor como está hoje eu teria pelo menos 10 mil sacas de soja a mais no armazém e uma renda incrementada por até R$ 400 mil”. Segundo o produtor, como a tendência é o preço do glifosato não cair ele tentará negociar ao máximo com a fornecedora. “Com essa informação vou tentar comprar já neste início do segundo trimestre”.

Já o produtor de soja e milho Valdemar de Sá, que planta 600 hectares em Campo Verde, disse que a orientação da necessidade de capitalização está sendo seguida a risca. “Participar deste Circuito Aprosoja foi muito importante e veio confirmar o meu planejamento, pois tenho priorizado a capitalização e agora tenho certeza de que estou fazendo o certo e, pelo menos, não perderei dinheiro”.

Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet