Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Agronegócios

FONTES DE ENERGIA

Viés sustentável fará biodiesel receber incentivos, destaca SindiBio

Foto: Vinícius Tavares/OD

Viés sustentável fará biodiesel receber incentivos, destaca SindiBio
Deputados e senadores ligados à cadeia produtiva da agropecuária e à pesquisa vão defender no Congresso Nacional propostas que incentivem a produção de biodiesel derivado da soja, do milho e de outras fontes de energia renovável. Esta será a missão dos cerca de 280 congressistas que aderiram à Frente Parlamentar do Biodiesel, uma bancada que tem como meta principal a aprovação de propostas que promovam o desenvolvimento do setor.


O lançamento da Frente Parlamentar aconteceu na noite desta quarta-feira (19/10), em Brasília, e reuniu deputados, senadores e representantes de entidades de produtores rurais e de pesquisadores. A bancada surgiu de iniciativa do deputado federal gaúcho Jerônmo Goergen (PP) e conta com o apoio da Associação dos Produtores de Biodiesel (Aprobio).

Em Mato Grosso, a iniciativa é do Sindicato dos Produtores de Biodiesel (SindBio-MT). De acordo com o secretário da entidade, Rodrigo Guerra, a Frente Parlamentar poderá alavancar o setor produtivo a promover a integração com a agroindústria. Ele acredita que as demandas deste segmento serão bem acolhidas devido ao carater sustentável da produção renovável de energia.

"A produção de biodiesel tem o viés econômico e ecológico, pois é ambientalmente correto extrair energia da produção agropecuária. É um setor que tem sido bem visto também pela opinião pública", destaca Guerra.

Para Rodrigo Guerra, o segmento tem potencial para transformar o biodiesel em uma das principais alternativas para a substituição dos combustíveis fósseis, como o petróleo e derivados, na indústria automotiva e também no maquinário agrícola.

O deputado Jerônimo Goergen afirma que a integração com o segmento agropecuário é uma necessidade. "Aprendi que o parlamento é lugar de posicionamento e que precisamos promover o desenvolvimento e a integração do setor agropecuário", argumentou.

Os três senadores matogrossenses e os deputados Homero Pereira (PSD), Wellington Fagundes (PR) e Neri Geller (PP) estiveram presentes. Maggi, aliás, foi um dos destaques da cerimônia e chegou a ser convidado a subir ao palco improvisado junto com Goergen, com o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado Moreira Mendes (PSD/RO) e o secretário executivo do Ministério da Agricultura, José Carlos Vaz .
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet