Olhar Direto

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Diretoria da Polícia Civil leva informações e conhece realidade da região Leste de Mato Grosso

A quarta reunião setorial promovida pela Diretoria Geral da Polícia Judiciária Civil aconteceu na quinta-feira (20.10), na cidade de Barra do Garças (509 km a Leste), no auditório da Prefeitura do município. O encontro reuniu cerca de 120 policiais civis das três carreiras, delegado, escrivão e investigador de polícia, lotados nas Regionais de Água Boa, Barra do Garças e Porto Alegre do Norte.


Na abertura o delegado geral da PJC, Paulo Rubens Vilela, agradeceu a presença de todos e enfatizou que a reunião setorial consiste, em primeiro lugar, verificar in loco a produtividade de cada regional da Instituição. E segundo, conhecer o desenvolvimento dos trabalhos que os delegados, escrivães e investigadores de polícia estão realizando. “Além de ouvi-los e saber quais as reivindicações e outros pleitos das Regionais”, disse.

Vilela apresentou os projetos que estão sendo desenvolvidos neste ano de 2011 e destacou que o comprometimento é necessário para garantir e melhorar o trabalho de investigação da Polícia Judiciária Civil. “Precisamos tornar o inquérito policial um produto cada vez mais de qualidade, para quando chegar na fase da instrução não caia por água”, advertiu o delegado geral.

Para o delegado geral, é preciso fortificar a credibilidade dos serviços prestados a vítima, a sociedade e ao governo. “Assim certamente nossa instituição estará sempre muito bem representada”, destacou Paulo Rubens Vilela.

Em seguida, o delegado geral adjunto, Sebastião Finotto, falou da evolução que Polícia Judiciária Civil passou. “Nos dias atuais a facilidade de aperfeiçoamento é bem maior. Muitos cursos são oferecidos pela Acadepol e pelo Ensino a Distância. É uma maneira de se profissionalizar sem muito custo”, observou.

O delegado adjunto apresentou o projeto ‘Rede Digital pela Paz’, que será coordenado pela PJC em parceria com a Secretária de Estado de Educação (Seduc), e desenvolvido nas escolas. “O intuito do projeto é levar até os adolescentes através de cartilhas as problemáticas que eles estão sofrendo atualmente, e de forma integrada aproveitar o crescimento das redes sociais apresentando idéias, soluções, envolvendo assim a participação dos alunos e professores”, destacou Finotto.

Como exemplo, Finotto citou o Projeto de De Cara Limpa Contra as Drogas que tido ampla receptividade junto aos jovens alunos e conseguido aproximar a polícia da comunidade. Outro ponto destacado foi a Campanha de Natal 2011, desenvolvida em toda as unidades da Polícia Civil com apoio dos servidores, para arrecadar alimentos não perecíveis destinados a pessoas carentes e entidades assistenciais.

A delegada de polícia, Lusia de Fátima Machado, Diretora de Atividades Especiais, em sua fala, colocou à disposição suas unidades policiais para desenvolver trabalho e operações em conjunto com os policiais do interior.

O Diretor de Execução Estratégica, José Antônio Cavadas Filho, discorreu sobre a necessidade de ampliar o numero de projetos da Polícia Judiciária Civil para firmar convênio de captação de recursos que possibilitem adquirir materiais e realizar reformar em nas delegacias. Cavadas salientou que a Secretária de Segurança Pública (Sesp) garantiu trocar as viaturas até o final do ano. “As substituições das caminhonetes do interior serão priorizadas”, afirmou.

A Diretoria de Inteligência explanou sobre o propósito de expandir a inteligência para todas as unidades policiais do Estado. “A criminalidade se aperfeiçoa a cada dia para burlar o trabalho da polícia. Assim precisamos avançar com apoio da tecnologia e conter o crime”, disse o diretor Milton Teixeira.

“Com a criação dos núcleos de inteligência nas delegacias fica mais fácil desenvolver o assessoramento nas investigações de inteligência policial”, complementou Teixeira. .

Na apresentação da Academia de Polícia (Acadepol), feita pelo diretor da unidade de ensino, Genison Brito Alves Lima, baseou-se nos vídeos da aula inaugural do XII Curso de Formação Técnico-Profissional, do Desfile de 7 de Setembro, palestra sobre o Estatuto do Idoso e Projeto da Ginástica Laboral visando melhorar a qualidade de vida. O diretor seguiu discorrendo sobre os princípios básicos da hierarquia e disciplina vivenciada pelos novos policiais no curso de formação, produzindo resultado grandioso no mutirão realizado nas delegacias de polícia durante a greve dos investigadores e escrivães.

Pela manhã o corregedor geral, Gilmar Dias Carneiro, explanou sobre as atividades desenvolvidas pela corregedoria de polícia através de quantitativos de procedimentos instaurados e concluídos.

Na sequência, o novo diretor do interior, Aldo Silva da Costa, apresentou a produtividade das três regionais e o lotacionograma atual. “Em todas as regionais falta efetivo entre outras carências, mas acredito no comprometimentos dos servidores que com certeza faz a diferença. Somente valorizando podemos cobrar melhorias”, destacou Costa.

O delegado Luciano Inácio, recentemente empossado para comandar a diretoria metropolitana da Instituição falou do novo desafio em fomentar nas delegacias ferramentas para que a região metropolitana e o interior possam se integrar e cruzar informações através em um banco de dados. “Assim a Polícia Civil irá efetuar mais prisões, alimentar e complementar os procedimentos necessários dentro do inquérito policial. Pretendo aproveitar da minha experiência operacional e trazer para a diretoria estratégias de combate ao crime que está cada vez mais organizado”, ressaltou Inácio.

Integração

Iniciando as atividades do período vespertino, o delegado regional de Barra do Garças, Pedro Marcos Manzan, parabenizou a iniciativa da Diretoria Geral pela reunião setorial em se mobilizar até os municípios distantes para ouvir as demandas e necessidades das equipes lotadas nessas regiões. Em sua apresentação o regional elogiou todos os policiais civis pelo relevante trabalhado que vêm sendo desenvolvido, na elucidação de crimes, prisões realizadas, apreensões de drogas e armas. “Mesmo com toda dificuldade de estrutura e efetivo a Polícia Judiciária Civil da região de Barra do Garças tem demonstrado força de vontade e resultados para a sociedade”, salientou.

A delegada responsável pela Delegacia Especializada da Mulher, Deborah Cardoso de Moraes, apresentou a produtividade de inquéritos policiais instaurados, relatados e concluídos. Ela também falou sobre as campanhas desenvolvidas na cidade relacionadas ao combate a violência doméstica que tem tido o apoio de toda a comunidade.

Para o delegado municipal Adilson Gonçalves de Macedo, as operações desencadeadas são provas do comprometimento dos servidores, a exemplo da operação Fenix, GLP, In-natura, Farra das Máquinas, Tiradentes entre outras, que alcançaram resultados excelentes. O delegado apresentou o plano de ação para intensificar a repressão de delitos de homicídio, tráfico de droga e também o combate ao jogo do bicho. “Em destaque, estão metas que visam incentivar a sociedade a ajudar a segurança pública por meio de informações e denúncias, além de palestras e o bom relacionamento com a mídia. Capacitar servidores para uma melhor coleta de provas e intensificar o combate ao tráfico de drogas de forma repressiva e preventiva”, frisou.

O delegado João de Moraes Pessoa Filho, salientou o empenho de sua equipe em investigar e solucionar crimes.

Ainda durante a tarde, os delegados Wilson Vilas Boas, Rodrigo Ricardo Santana, Marcos Aurélio Leão, Ronan Gomes Vilar e Wilyney Santana Borges discorreram sobre a produtividade e operações realizadas nas regiões. Eles destacaram também as fragilidades que as delegacias vivem e enalteceram a preocupação que a Diretoria Geral tem demonstrados com os servidores distantes.

No encerramento da 4ª reunião setorial, o delegado geral Paulo Rubens Vilela reforçou a necessidade de todos apoiarem os projetos e destacou a importância das reuniões setoriais aberta a todos os cargos. Vilela confirmou ainda para este ano de 2011, a quinta reunião setorial na Região do Sul do Estado, a ser realizada em Rondonópolis.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet