Olhar Direto

Sábado, 20 de julho de 2024

Notícias | Brasil

mau-gosto

Bullying virtual é uma violência ‘sem rosto’, avalia deputado

Foto: Reprodução/Ilustração

Bullying virtual é uma violência ‘sem rosto’, avalia deputado
O deputado federal Marcelo Aguiar (PSD/SP) avalia que o grande problema da violência sofrida pelos estudantes está na internet. Segundo ele, quando o bullying é praticado no mundo virtual, o agressor muitas vezes é anônimo e desta forma a violência se torna “sem rosto”. A avaliação ocorreu durante audiência sobre bullying na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados.


De acordo com Aguiar, no Brasil, ao menos 17% de estudantes já foram vítimas deste tipo de violência virtual que consiste em prática de difamação, humilhação nas redes sociais, como Orkut, twitter entre outras.

“O CyberBullying é o grande problema, pois o agressor pode agir de forma anônima, o que torna esse fenômeno sem rosto”, destaca o parlamentar. Segundo dados divulgados pelo congressista, um milhão de jovens em todo o mundo sofrem diariamente com esse fenômeno social.

“As escolas e famílias são importantes na prevenção, mas cabe ao Poder Público e ao Poder Legislativo criar políticas e aplicar medidas de proteção às vítimas e aos agressores”, pontua.

A maioria dos estudantes que sofrem bullying é do sexo masculino, segundo dados do Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor (Ceats). Cerca de 1,7% dos alunos entrevistados já sofreram esse tipo de violência.

Dos agressores que afirmaram ter praticado bullying, cerca de 17% dizem ter como motivação a conquista de popularidade no ambiente escolar. E as manifestações mais frenquentes, segundo a pesquisa, são o xingamento, apelidos vexatórios e ameaças, entre outras.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet