Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de julho de 2024

Notícias | Mundo

Comandante dos EUA critica ações 'agressivas' da China

O principal comandante dos Estados Unidos no Pacífico, almirante Timothy Keating, disse hoje que a "agressiva e inoportuna" confrontação da China contra um navio norte-americano desarmado na semana passada mostra que Pequim ainda não está preparada para aceitar padrões aceitáveis de comportamento. Keating disse a senadores, durante uma audiência, que o fato de a China ter suspenso um contrato militar com os EUA no ano passado, por causa das vendas de armas norte-americanas para Taiwan e o episódio da semana passada no Mar da China, "são lembranças vívidas" de que "o comportamento da China como participante responsável ainda tem de ser consistentemente" mostrado.


Os EUA afirmaram que uma embarcação militar de pesquisa foi acossada e ameaçada por barcos de bandeira chinesa em águas internacionais. A China alegou que um navio norte-americano estava fazendo pesquisa em sua zona econômica exclusiva. Keating disse que os chineses comportaram-se de "maneira agressiva e inoportuna" e não parecem "dispostos a agir de acordo padrões aceitáveis de comportamento". Em sua declaração escrita, ele afirmou que as ações foram "ilícitas e perigosas".

O presidente norte-americano, Barack Obama, assinalou na semana passada a necessidade de comunicações mais frequentes e intensas com a China para evitar confrontos militares que possam prejudicar o relacionamento crucial para resolver a crise financeira global. Os EUA também pressionam a China a permitir visitas e mais contatos entre funcionários dos países e pediu que o país forneça mais informações sobre seus enormes gastos militares.

"Um relacionamento maduro e construtivo entre os exércitos é uma difícil realidade atualmente", disse Keating, acrescentando que os contatos militares com o Exército de Libertação do Povo Chinês "ficou abaixo das expectativas em 2008". Keating também afirmou que a melhora das relações entre Taiwan e China é um bom sinal e mostra que a região está "de alguma forma estável".
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet