Olhar Direto

Terça-feira, 16 de julho de 2024

Notícias | Brasil

MG: 3 são presos em reintegração de garimpo clandestino

Cerca de 80 policiais militares e civis cumpriram na tarde de sábado a reintegração de posse de uma mineradora desativada em Ribeirão São José, na zona rural de Itabira, região central de Minas Gerais. Três pessoas foram presas e encaminhadas para a 49ª Delegacia Regional de Polícia Civil, mas a desocupação foi considerada pacífica pela PM. No local foram apreendidas 53 bananas de dinamite, ferramentas, gerador de energia, 26 espoletas detonantes, cordel de retardo e outros equipamentos usados para a extração das pedras preciosas.


O local foi invadido há duas semanas por cerca de 500 garimpeiros que procuravam por esmeraldas nas galerias. Segundo informações dos próprios garimpeiros à polícia, o local foi tomado por pessoas de todas as partes do Estado depois da notícia de que algumas pessoas teriam conseguido cerca de R$ 600 mil com a extração e venda de pedras do garimpo clandestino.

Nenhum representante da mineradora dona do terreno esteve no garimpo para acompanhar a desocupação. Segundo a PM de Itabira, quando o local foi tomado, o vigia que havia na área foi expulso pelos garimpeiros, que também ocuparam o único prédio existente no terreno. A área está desativada desde janeiro deste ano.

Os garimpeiros trabalhavam na escavação de um monte de terra solta que tem cerca de 30 m de altura. Eles eram distribuídos em grupos de 10 a 15 pessoas, dentro de uma galeria.

As próprias pessoas que estão no garimpo explicaram aos policiais que na parte interna do barranco alguns garimpeiros e mulheres fazem a retirada de pedras, que são limpas. As esmeraldas são vendidas ali mesmo no garimpo aos compradores que surgem.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet