Olhar Direto

Sexta-feira, 02 de agosto de 2024

Notícias | Mundo

UE nega que queira estender "esfera de influência"

A União Europeia (UE) negou hoje que queira estender sua "esfera de influência" sobre ex-repúblicas soviéticas, com a criação de um novo programa de cooperação com Ucrânia, Belarus, Moldávia, Geórgia, Azerbaijão e Armênia.


O ministro de Assuntos Exteriores tcheco e atual presidente do Conselho Europeu, Karel Schwarzenberg, garantiu que tal posição, expressada pelo chanceler russo, Serguei Lavrov, é "um disparate".

"Ele mesmo sabe disso, porque defendemos que não deve haver esferas de influência, nem dos russos, nem nossas", afirmou.

O alto comissário de Política Externa e Segurança Comum da UE, Javier Solana, também assegurou que a acusação "não é correta".

A UE lançará em Praga no próximo dia 7 a chamada Associação do Leste, um programa que enviará ajudas econômicas no valor de 600 milhões de euros até 2013 e prevê progressivas facilidades para a concessão de vistos aos cidadãos dos países participantes.



Solana lembrou que há um grupo de países com os quais a UE mantém relações especiais por questões como proximidade geográfica ou interesses comerciais.



"Queremos estabelecer relações mais estáveis e institucionais, e isso não tem nada a ver com nossa relação com a Rússia", sustentou o alto comissário.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet