Olhar Direto

Sexta-feira, 02 de agosto de 2024

Notícias | Mundo

Polícia prende homem nos EUA por ameaças via Twitter

Um homem de Oklahoma anunciou um massacre no Twitter e foi preso pelo FBI (polícia federal norte-americana) na semana passada, no que, aparentemente, parece ser a primeira acusação criminal baseada em postagens no serviço de microblogs.


Daniel Knight Hayden, 52, foi acusado por agentes que o identificaram como o usuário CitizenQuasar. Em uma série de "tweets" (mensagens usadas no microblog, de até 140 caracteres) iniciados no dia 11 de abril, CitizenQuasar prometeu iniciar uma "guerra" contra o governo durante um protesto local, marcado para o dia 15 de abril.

"Começarei a matança agora! Estou disposto a cumprir a primeira morte!", dizia uma mensagem postada às 08h01. "Depois eu vou matar no Capitol Steps [local dos protestos de 15 de abril], como um homem real, e vocês se lembrarão de mim", escreveu.

Ele também não demonstrava ter medo dos policiais. "Chamem a polícia ao redor. Vou cortar as suas cabeças fora, e arremessá-las nos degrais do State Capitol [edifício-sede do governo estadual de Oklahoma]."

O penúltimo "tweet" de Hayden, às 12h49 no dia 15 de abril, incitava os leitores a esperar e ver o que acontecia durante os protestos. O FBI prendeu Hayden em sua casa, no final daquele dia, de acordo com a Procuradoria-Geral de Oklahoma que, segundo o site da revista Wired, se recusou a comentar mais detalhes a respeito do caso.

Hayden foi acusado e liberado no dia 16, em um movimento sugerindo que o juiz não o considera uma ameaça. O advogado do acusado se recusou a comentar o caso. O Twitter também não se pronunciou a respeito.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet