Olhar Direto

Domingo, 28 de julho de 2024

Notícias | Brasil

DIA DA BANDEIRA

Bandeira comemora 112 anos, mas brasileiros esquecem significado

Neste 19 de novembro é comemorado o dia nocional da bandeira, mas hoje este dia está esquecido na memória de muitos brasileiros. A comemoração foi estabelecida em 1889, quatro dias depois que a Republica foi proclamada. É uma adaptação da tradicional bandeira do Império Brasileiro e é considerada o maior símbolo da pátria.


Esta data é comemorada com desfile cívico nas escolas, órgãos governamentais e lugares públicos, e geralmente é acompanhada com o hino nacional, que ressalta a beleza e explica o significado da bandeira.

Poucas pessoas sabem o real significado da bandeira brasileira. Ela é erguida para demonstrar respeito pela pátria. A maioria dos órgãos públicos (escolas, ministérios, secretarias de governo, repartições públicas) tem uma bandeira estendida, cujo hasteamento é hasteamento, e em dias de festa ou de luto nacional ou quando o país é representado diante de outros países como, por exemplo, em congressos internacionais e encontros de governos. Também. A bandeira é erguida de manhã e retirada na parte da tarde.

Seus significados

São poucas as pessoas que sabem o significado das formas geométricas da  bandeira brasileira. Há quem diga que as cores e as formas da bandeira representam simbolicamente as famílias reais de que descende D.Pedro I, idealizador da Bandeira do Império. Mas  com  o passar dos anos essas informações foram sendo substituídas pelo povo brasileiro; o verde passou a representar as matas, o amarelo as riquezas do País, o azul o céu e o branco a paz que deve reinar no Brasil. As 27 estrelas que estão no circulo, representam os 26 estados e o distrito Federal .

A versão das 27 estrelas entrou em vigor em 11 de maio de 1992, com a inclusão de mais quatros estrelas (antes eram 23 estrelas ) representando os Estados do Amapá, Tocantins, Roraima e Rondônia. As palavras “Ordem e Progresso” inscritas em letras maiúsculas verdes, tem o sentido da realização dos ideais republicanos: a busca de condições sociais básicas ( respeito aos seres humanos, salários dignos etc.) e o melhoramento do país ( em termos materiais, intelectuais e, principalmente, morais).

Algumas curiosidades

- Na maioria dos Estados brasileiros há um lugar onde todas as bandeiras de todos os estados são hasteadadas, representando a união entre eles; quando são hasteadas, a bandeira do Brasil deve ser a primeira a chegar no topo do mastro e a última a descer.

- E quando uma bandeira brasileira fica velha, suja ou rasgada, deve ser imediatamente substituída por uma nova. A bandeira velha deve ser recolhida a uma unidade militar, que providenciará a queima somente no dia 19 de novembro, data em que se comemora o seu dia.

- Caso a bandeira fique hasteada no período noturno, ela deve ser bem  iluminada.

Hino Nacional

O hino nacional é um dos patrimônios lingüísticos com a letra de Joaquim Osório Duque Estrada. A letra do hino foi considerada definitiva pelo decreto n.º 4.559 de 21 de agosto de 1922 pelo presidente Epitácio Pessoa e oficializada pela lei n.º 5.700, de 1 de setembro de 1971, publicada no Diário Oficial (suplemento) de 2 de setembro de 1971. Sua execução é permitida ainda na abertura de sessões cívicas, nas cerimônias religiosas de caráter patriótico e antes de eventos esportivos internacionais.

Quando o hino nacional é tocado, as pessoas devem colocar a mão sobre o peito e permanecerem de pé e em silêncio, com a cabeça descoberta para simbolizar respeito ela pátria. Também é vetada qualquer manifestação ou gesto de saudação ( como aplausos, gritos de ordem ou manifestações ostensivas do gênero, sendo estas desrespeitosas ou não).



Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet