Olhar Direto

Segunda-feira, 22 de julho de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

Após AVC, estudante baiano muda de hábitos e melhora saúde

Foto: (Foto: Arquivo pessoal)

Em foto de abril (à esq.), Michel posa com o irmão mais velho, Cristhian. À direita, aparece usando aparelho ortopédico no braço em foto de julho, ao lado da tia Maria Luzia, em festa da cidade

Em foto de abril (à esq.), Michel posa com o irmão mais velho, Cristhian. À direita, aparece usando aparelho ortopédico no braço em foto de julho, ao lado da tia Maria Luzia, em festa da cidade

Um acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico considerado raro atingiu, no fim de janeiro, o estudante Michel Vilarinho, de 18 anos. O morador de Jussara (BA) – a 500 km de Salvador – nunca teve problemas de pressão, colesterol ou diabetes, mas um acidente de moto seis dias antes pode ter influenciado o derrame.


“Estava indo para uma cidade próxima, cochilei e caí no acostamento. Fui para o hospital com vômito, tive suspeita de dengue e, dias depois, veio o AVC”, relembra Michel.

Segundo os médicos dele, o trauma da queda pode ter originado o coágulo no cérebro.

Hoje, ele se recupera das sequelas que paralisaram seu lado esquerdo, e faz fisioterapia e hidroginástica duas vezes por semana. Michel também pedala diariamente em uma bicicleta ergométrica, por 10 a 15 minutos, em velocidade mais baixa, mas com a carga pesada.

“Minha boca entortou, a fala ficou arrastada, perdi os movimentos de todo esse lado. Hoje, já ando sozinho e falo melhor. Falta recuperar os movimentos do braço e da mão”, diz. Na mão atingida, ele tem usado um aparelho ortopédico, como mostra a foto acima.

No período logo após a ocorrência do AVC, Michel passou a assistir o Bem Estar e a seguir as dicas de alimentação e atividade física.

“Parei de comer coisas muito gordurosas, biscoitos recheados, e diminuí o refrigerante”, conta.

O estudante também pulava refeições, dormia mal, deitava e acordava tarde. Agora, é tudo diferente.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet