Olhar Direto

Domingo, 28 de julho de 2024

Notícias | Brasil

PM reforça patrulhamento após assaltos na Rocinha

Polícia Militar reforçou o patrulhamento nas áreas onde há lojas na Rocinha, na Zona Sul do Rio. Um mês depois da pacificação, comerciantes foram vítimas de assaltos no ínicio da semana. Homens armados renderam funcionários e clientes e roubaram vários objetos.


O comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Renê Alonso, vai se reunir na manhã desta quinta-feira (15) com os comerciantes da região para discutir a questão da segurança dos estabelecimentos. Na quarta-feira (14), o Bope reforçou a segurança na área e apreendeu, numa casa, três pistolas, munições e cocaína.

“De imediato, a gente já começou a tomar algumas medidas como o aumento do número de policiais no policiamento ostensivo, e continuamos aí com as ações de vasculhamento do Batalhão de Operações Policiais Especiais”, disse o comandante.

Os assaltos
O primeiro roubo aconteceu na noite de segunda-feira (12), numa loja de eletrodomésticos. Oito assaltantes levaram os pertences de vítimas e funcionários e abriram o caixa para pegar dinheiro. Também foram roubados materiais que estavam no estoque, como máquinas digitais, celulares e laptops. Para não chamar a atenção da polícia, o grupo fugiu usando camisetas de funcionários da loja.

O segundo assalto foi na terça-feira (13). De acordo com testemunhas, um homem armado entrou num mercadinho, levou todo dinheiro do caixa e fugiu a pé por um beco. Com medo, o proprietário não quis prestar queixa. Policiais militares foram chamados, mas não conseguiram encontrar o suspeito.

O mercado fica logo depois da Curva do S, na Estrada da Gávea, não muito longe da entrada principal da Rocinha, onde fica a loja de eletrodomésticos assaltada na noite anterior. Moradores da comunidade dizem que não se sentem seguros.

“Está tendo muito assalto onde eu moro. Não estão respeitando ninguém aqui dentro”, contou uma moradora que não quis se identificar.

“Sou moradora aqui há mais de 10 anos e não me sinto segura ainda”, disse outra mulher que também pediu para não ter sua identidade revelada.

Aumento no número de roubos
Segundo a 15ª DP (Gávea), houve um aumento de registro de roubos na região no último mês. Policiais investigam os dois assaltos e acreditam que os autores sejam os próprios traficantes da Rocinha.

Segundo o especialista em segurança Milton Corrêa da Rocha, os roubos são ações desesperadas dos criminosos que dominavam a Rocinha antes da pacificação.

“É uma tentativa nítida e muito clara do poder paralelo em tentar desacreditar o poder público com um projeto promissor das UPPs. É preciso entender também que a Rocinha ainda não teve implantada a UPP e, assim que tiver, as oportunidades de cometimento do crime serão muito reduzidas”, explica.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet