Olhar Direto

Domingo, 28 de julho de 2024

Notícias | Brasil

trabalho voluntário

Um em cada 4 brasileiros já fez ou faz trabalho voluntário, diz pesquisa

Cerca de 35 milhões de pessoas - um em cada quatro brasileiros com mais de 16 anos - já fez ou faz trabalho voluntário no Brasil, aponta pesquisa realizada pela Rede Brasil Voluntário e Ibope Inteligência, divulgada...

Cerca de 35 milhões de pessoas - um em cada quatro brasileiros com mais de 16 anos - já fez ou faz trabalho voluntário no Brasil, aponta pesquisa realizada pela Rede Brasil Voluntário e Ibope Inteligência, divulgada nesta quinta-feira (15). Segundo o estudo, 15 milhões de brasileiros exercem neste momento alguma atividade voluntária.


Essas pessoas são na maioria da classe C, sem superior completo e se declaram satisfeitas com o trabalho que fazem. A pesquisa foi feita ao longo de 2011, com 1550 entrevistas em Brasília, Manaus, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo.

No começo do mês, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) elaborou o 1º Relatório sobre o Estado do Voluntariado no Mundo, que reúniu estudos de diversos países sobre o tema.

Perfil do voluntário no Brasil
A idade média dos voluntários é de 39 anos. Dos atuantes, 53% são mulheres e 47% homens. Segundo a pesquisa, 62% tem filhos - em média 2,5 filhos -, e 43% é da classe C. As classes que seguem são a A, com 40%, e D e E (17%).

Ainda de acordo com o estudo, 38% cmpletaram o ensino médio ou não terminaram o superior. Apenas 20% terminaram um curso de graduação. O voluntário atuante ou não trabalha fora (67%), quase a metade em tempo integral (51%). A média de tempo do trabalho é de cinco anos.

A satisfação com o trabalho foi declarada por 77% dos entrevistados - e aumenta com a idade do voluntário: 83% dos que têm mais de 50 anos. As classes D e E também são as mais satisfeitas.

Entre os motivos para ser voluntário, 67% apontaram que o fazem para “ser solidário e ajudar os outros”, 32% para “fazer a diferença e melhorar o mundo” e 32% por motivações religiosas.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet