Olhar Direto

Domingo, 28 de julho de 2024

Notícias | Brasil

Consumidor brasileiro é vítima de tentativa de golpe a cada 17 segundos

Os criminosos virtuais tentam se aproveitar do clima de Natal para aplicar golpes pela internet. As fraudes podem chegar como promoções, sorteios ou falsos prêmios.


Paulo diz que recebe 150 e-mails por dia. Dez são golpes. No último, um Papai Noel virtual oferecia prêmio para sorteios de Natal. “Eles dão uma senha já para você entrar e quando você coloca essa senha, na verdade, você está entrando em um banco de dados no qual ele vai ter acesso a todas suas informações”.

Golpistas tentam tirar proveito da generosidade das pessoas que está à flor da pele, nesta época do ano.

Entre novembro e dezembro, quando está todo mundo comprando presente, procurando promoção, fechando pacote de viagem, é que os golpistas mais agem pela internet. Eles têm usado cada vez mais as redes sociais. O alvo são as pessoas que escrevem que estão procurando um produto e não estão encontrando.

“O golpista vai e manda um golpe especificamente para você. Te oferecendo o que você quer, no prazo de entrega que você deseja, com preço que você deseja e você vai estar mais suscetível a cair nesse golpe”, explica José Mathias, gerente de suporte técnico.

A pessoa clica e, sem saber, acaba instalando no computador um programa capaz de capturar informações como número da conta e senha.

Os golpes virtuais mais comuns são: falsos concursos e promoções que induzem a revelar informações pessoais; alertas de vírus que fazem o destinatário baixar falsos antivírus; anúncios de produtos que estão esgotados, quem compra digita as informações do cartão de crédito e não ganha nada em troca e protetores de tela natalinos e cartões virtuais gratuitos, que a pessoa baixa e infecta o computador.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
Sitevip Internet