Olhar Direto

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Ciência & Saúde

México critica China por isolar mexicanos sem sintomas da gripe suína

A gripe suína causou uma disputa diplomática entre México e China neste domingo. A embaixada mexicana em Pequim criticou as autoridades chinesas por colocar em isolamento mais de 50 mexicanos em visita de negócios e turismo ao país que não apresentam sintomas da doença, causada pelo vírus influenza A (H1N1). 


A quarentena dos mexicanos no hotel Metropark de Hong Kong começou na sexta-feira passada (1º), depois que o governo chinês identificou o primeiro caso da doença em um turista mexicano, na região administrativa especial Hong Kong.

A ministra das Relações Exteriores do México, Patricia Espinosa, descreveu as medidas como "discriminatórias". "Cidadãos mexicanos que não apresentam sinais de maneira alguma de estarem doentes têm sido isolados sob condições inaceitáveis", criticou.

Pequim disse que as medidas são justificadas e estão de acordo com a lei. O embaixador do México em Pequim, Jorge Guajardo, visitou um hotel na capital onde mais de dez mexicanos estão sendo mantidos, mas não teve permissão para vê-los, disse a embaixada.

Os mexicanos isolados estão sendo mantidos em hotéis e outros locais em várias partes da China, incluindo Hong Kong, segundo a embaixada. Cerca de 35 estariam em Xangai, seis na cidade de Guangzhou, no sul do país, e seis em Hong Kong.

"Nenhum deles apresenta sintomas", disseram as autoridades, adicionando que a exceção é o mexicano em quarentena em Hong Kong que estaria contaminado com o vírus da gripe suína. "Essas são medidas discriminatórias, sem fundamento... O ministério das Relações Exteriores recomenda evitar viagens à China até que as medidas seja corrigidas", disse a ministra.

Controle preventivo

O porta-voz do Ministério da Saúde chinês, Mao Qun'an, disse que proteções especiais foram necessárias após o mexicano, atualmente em isolamento, ter resultados positivos para contaminação com a gripe H1N1, em Hong Kong.

"A confirmação desse caso claramente aumenta os riscos da gripe H1N1 entrar no país", disse Mao, em uma entrevista à agência de notícias oficial Xinhua.

A recomendação do ministro é que todas as pessoas que tenham tido "contato próximo" com o vírus sejam colocadas em "controle preventivo", segundo ele disse.

A vasta população da China e sua infraestrutura de saúde deficiente fazem o país particularmente vulnerável a uma epidemia.

A OMS (Organização Mundial de Saúde) identificou o México como o epicentro da epidemia da nova variedade de gripe que foi vista como ameaça de uma pandemia global, mas agora parece caminhar como uma gripe sazonal. As autoridades mexicanas afirmam que os contágios podem estar se estabilizando e diminuíram as estimativas de possíveis mortes de 176 para até 101. Segundo a OMS, há 506 casos no país, o mais afetado pelo vírus, incluindo 19 mortes.



Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet