Olhar Direto

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Cidades

Defesa Civil trabalha para o fortalecimento das Coordenadorias Municipais

O ano de 2011 foi um ano de mudanças para a Defesa Civil. Em abril, o coronel Sérgio Delamônica assumiu a Superintendência do órgão e em agosto, a Defesa Civil passou a ser vinculada a vice-governadoria do Estado, deixando a Casa Militar. Delamônica explica que essa mudança trouxe uma alteração nos procedimentos e que o órgão precisou de um tempo para se adequar.


Mesmo assim, o coronel acredita que 2011 foi um ano proveitoso para a Defesa Civil. Ele diz que o órgão vem trabalhando para fortalecer as Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (COMDEC), responsáveis pelo trabalho em cada um dos 141 municípios do Estado. A meta para 2012, é que cada Coordenadoria tenha equipamentos suficientes para manter o trabalho da Defesa Civil.

A instituição também tem trabalhado para se aproximar do público, mostrar a importância da participação da população no Sistema de Defesa Civil. “Geralmente, as pessoas não sabem que todos nós fazemos parte da Defesa Civil”, diz Delamônica, lembrando que o sistema trabalha para prevenir e reduzir os riscos de desastres.

Em 2011, o coronel destaca o sucesso do trabalho integrado do governo para reduzir as queimadas, trabalho que teve a participação da Defesa Civil. Ele lembra que o órgão trabalha com dois calendários: o do período da seca, quando a atenção é voltada para o combate aos incêndios florestais; e o período da chuva, quando o foco fica na questão das enchentes. Há também, uma preocupação constante com a questão dos abalos sísmicos.

A Superintendência da Defesa civil também está participando das Câmaras Temáticas da Copa 2014, contribuindo com a área da segurança pública e a área da saúde.

A Defesa Civil também se estruturou em 2011. Comprou equipamentos para o trabalho, como rádios amadores, GPS, abafadores de combate a incêndio, mangueiras para incêndio, um motor de poupa e uma carreta para transporte de barco, entre outros equipamentos. Os funcionários da Superintendência também participaram de cursos e treinamentos em diversos lugares do Brasil.

Entre as principais ações do órgão, estão os cursos para capacitação de brigadistas de incêndio em seis municípios de Mato Grosso, o atendimento de 52 ocorrências de acidentes com produtos perigosos e o monitoramento de áreas atingidas por incêndio florestal em 29 cidades.

A Superintendência também ofereceu palestras e monitorou áreas que foram atingidas por acidentes. O coronel Delamônica lembra da importância do monitoramento, para que as pessoas não sejam pegas desprevenidas.

A Defesa Civil também realizou doações de alimentos, colchões, cobertores, roupas, telhas de amianto para municípios atingidos por desastres naturais. O órgão também firmou parcerias com os municípios de Rondonópolis e Chapada dos Guimarães, disponibilizando um caminhão Pipa para os municípios. “Em 2012, esperamos nos equipar ainda mais para reforçar o nosso trabalho”, conclui o cel. Delamônica.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet