Olhar Direto

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Mundo

Para México, surto de gripe suína entrou em declínio

O ministro da Saúde do México, José Ángel Córdova, anunciou ontem que a epidemia de gripe suína entrou em declínio no país. “A evolução da epidemia encontra-se agora em queda”, disse Córdova, em entrevista coletiva, ontem de manhã. “O pico nacional ocorreu entre os dias 23 e 28.” Córdova contestou declarações da Organização Mundial da Saúde (OMS), segundo as quais o governo mexicano ignorou alertas sobre um surto epidemiológico. O ministro afirmou ter comunicado imediatamente os primeiros casos, surgidos no povoado de Perote, no Estado de Vera Cruz, à Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), braço da OMS nas Américas.


O diretor para Alerta e Resposta Global da OMS, Michael Ryan, afirmara no sábado, em Genebra, que a organização advertiu o governo mexicano para o surgimento de “casos inusitados de pneumonia” no dia 11 de abril. Segundo ele, o governo respondeu que o caso havia sido encerrado porque ninguém havia morrido e os pacientes estavam se recuperando. Só no dia 23 o México reconheceu a epidemia.


A campanha para as eleições para a Câmara dos Deputados e o Senado, marcadas para o dia 5 de julho, começou ontem oficialmente, de maneira atípica. Estão proibidos comícios e aglomerações. No caso de eventos em locais fechados, cada cadeira tem de estar a dois metros uma da outra. Todos devem usar máscaras cirúrgicas. Microfones devem ser cobertos com esponjas descartáveis, substituídas a cada orador. O uso de gravatas é proibido, por serem consideradas um reservatório de vírus.


Sobre a declaração do governo mexicano de que os casos estariam chegando a um pico, a OMS não deixou espaço para comemoração. “Essa pode ter sido uma primeira onda e é normal que no verão do Hemisfério Norte o surto perca força. O teste real será no outono. Seria tolice fazer projeções agora”, afirmou Gregory Hartl, porta-voz da entidade. “Estamos ainda nos primeiros 200 metros de uma maratona”, afirmou Keiji Fukuda, vice-diretor da OMS. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet