Olhar Direto

Sábado, 03 de agosto de 2024

Notícias | Agronegócios

Agricultores vão discutir no PR alternativas ao cultivo do fumo

Agricultores familiares da região Sul vão se reunir amanhã em Curitiba, no Paraná, para discutir alternativas ao cultivo do fumo, informou a Agência Brasil. De acordo com o secretário nacional da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Adoniram Sanches Peraci, existem no País mais de 200 mil famílias que vivem dessa atividade. Estima-se que cerca de 160 mil famílias cultivam fumo na região Sul, distribuídas em 700 municípios.


Ele observa que o cultivo do tabaco não é proibido e não há nenhum constrangimento legal para exportar, mas o Brasil é um dos 146 países signatários da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, coordenada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que faz a adoção gradativa de restrições ao fumo. "Com esse cenário, irreversível, a preocupação agora é conscientizar os produtores, a maioria de agricultores familiares, sobre a necessidade de buscar a reconversão para outras lavouras. Desde 1985, o consumo de tabaco entre a população adulta brasileira caiu de 35% para 14%."

Peraci ressalta que seminários abrem o processo de discussão, pois o que o governo pretende é buscar alternativas ao tabaco de forma gradativa. "Estamos com 56 projetos inscritos, de biodiesel, sistemas florestais, pecuária de leite, entre outros. A diversificação, combinada com as políticas públicas dos governos federal e estadual pode ser até mais vantajosa que plantar fumo", afirmou. As informações são da Agência Brasil.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet