Olhar Direto

Sábado, 03 de agosto de 2024

Notícias | Agronegócios

Faesc defende ajuda do governo na suinocultura

- O vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e da comissão de suinocultura da Confederação Nacional de Agricultura (CNA), Enori Barbieri, defendeu hoje uma "intervenção" do governo na suinocultura neste momento para evitar a falência de diversas empresas e produtores do setor. "O papel do governo é de regulador e ele deve atuar para manter o equilíbrio de preços e da oferta e procura dos produtos", afirmou Barbieri, que participa hoje de audiência pública na Comissão de Agricultura do Senado.


Barbieri defendeu que o Ministério da Agricultura inclua a suinocultura na política de preços mínimos e também pediu a prorrogação de prazos para pagamento das dívidas dos empresários do setor. Segundo ele, a crise financeira que se refletiu em escassez de crédito no Brasil no final do ano passado afetou as exportações do setor e represou cerca de 50 mil toneladas de carne. Isso fez os preços da carne suína "desabarem" e, hoje, os preços de comercialização dos produtos estão abaixo dos custos de produção.

"Em média, os produtores gastam R$ 2,30 para produzir um quilo de carne e estão vendendo este quilo por no máximo R$ 1,90", relatou Barbieri, acrescentando que ainda existe falta de crédito para o setor - apesar das medidas de estímulo do crédito adotadas pelo governo desde o final do ano - por causa das exigências de garantias feitas pelos bancos.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet