Olhar Direto

Domingo, 28 de julho de 2024

Notícias | Brasil

PESQUISA DO IPEA

Vulnerabilidade de famílias tem índice superior à média do país

As famílias de Mato Grosso apresentam índice de vulnerabilidade social superior a média nacional mas com ritmo de recuperação similar ao verificado na maioria das famílias brasileiras. A conclusão é de levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e divulgado nesta terça-feira (17/1), em Brasília.


Segundo o IPEA, o índice de vulnerabilidade das famílias, proposto com base em dados da Pesquina Nacional de Administração de Domicílios (PNAD) das edições de 2003 e 2009, é resultado da agregação de seis dimensões: vulnerabilidade, acesso ao conhecimento, acesso ao trabalho, escassez de recursos, desenvolvimento infanto-juvenil e condições habitacionais.

A análise feita pelo IPEA considerou como vulnerabilidade os aspectos que tornam mais difícil a superação de acontecimentos por parte das famílias. A vulnerabilidade média apontada pelo IPEA para o Brasil ficou em 14,4%, enquanto Mato Grosso registrou 23,7% em 2009, índice inferior ao registrado em 2003, quando a PNAD apontou 26,9%.

De acordo com o coordenador de Estudos Regionais, Urbanos e Ambientais do Ipea, Bernardo Furtado, o desempenho de Mato Grosso não chega a ser preocupante pois o ritmo de recuperação é positivo.

"Mato Grosso é um Estado que produz riqueza, mas que é muito desigual e tem muitos desafios em termos de justiça social. O índice de vulnerabilidade é superior à média nacional mas está se recuperando em um ritmo similar à média brasileira", sustentou o pesquisador.

Mais informações em instantes.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet