Olhar Direto

Sábado, 03 de agosto de 2024

Notícias | Agronegócios

tecnologia de ponta

Primeiro centro de pesquisas da Embrapa de Mato Grosso será instalado em Sinop

O Governo de Mato Grosso e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) anunciaram nesta terça-feira (05.05), a instalação do primeiro centro de pesquisas da Embrapa em Mato Grosso.

O Governo de Mato Grosso e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) anunciaram nesta terça-feira (05.05), a instalação do primeiro centro de pesquisas da Embrapa em Mato Grosso. A sede será em Sinop (505 km ao Norte de Cuiabá), o Termo de compromisso entre Governo do Estado, Prefeitura e Embrapa foi assinado durante visita do governador Blairo Maggi ao município.


A decisão foi comemorada por produtores rurais, autoridades e pesquisadores. Mato Grosso tem hoje 7,8 % do território ocupado pela agricultura e 25% por pecuária, conscientes de que a natureza e as exigências da legislação ambiental não permitem abertura de novas áreas para o cultivo da culturas desenvolvidas no Estado, governo e setor produtivo acreditam que a solução está no desenvolvimento de pesquisas em busca de alternativas de aproveitamento da área de pecuária para plantio de alimentos. “Vamos ser melhores na agricultura, vamos ser melhores na pecuária, fazendo uma ocupação melhor, podemos sim encontrar soluções. Ganha Mato Grosso, ganha o Centro Oeste já que a unidade vai atender grande parte da região. Há muitos anos nós reivindicávamos esse centro de pesquisa”, acrescentou o governador.

O representante da Embrapa, Fernando Mendes Lamas, que atua em Dourados (MS) reforça a afirmação de que é possível através da tecnologia integração lavoura-pecuária haver uma melhor ocupação das terras. Fernando Lamas explica que Mato Grosso tem 15 milhões de hectares de pastagens e cerca de 60% desses são de áreas degradadas.

Ele definiu como prioridade a implantação do Centro de Pesquisas em Mato Grosso, e a previsão é que até outubro de 2010 o mesmo seja inaugurado pelo Governo Federal. Os recursos já estão disponíveis e na solenidade desta terça-feira, Embrapa, Prefeitura de Sinop e Governo do Estado deram início à definição da área para ser implantada a nova unidade. Após a assinatura, ocorreu uma reunião entre empresários da cidade e autoridades para começar o processo de definição do local, já que é necessário ter uma área de 1 mil hectares, sendo 500 de reserva natural e 500 para utilização.

“O Estado é líder na produção de grãos, tem o maior rebanho bovino, vem passando por uma transformação agroindustrial muito grande, avicultura,suinocultura e a Embrapa vem como instituição de pesquisas somar com as universidades, fundações e fazer parceria,dar sua contribuição”, disse o representante da empresa.

O produtor rural e diretor da Associação dos Criadores de Sinop (Acrinorte), Roberto Dorner, está otimista e acredita que a nova unidade da Embrapa vai propiciar ganho na produtividade da lavoura e melhorias na pecuária. “Não podemos mais abrir terra, derrubar mata, eu concordo com isso, portanto queremos produzir mais em cima dessas áreas abertas e as pesquisas vão nos ajudar”, salientou o agricultor e pecuarista.

A comitiva do Governo do Estado esteve em Sinop para visitas e inaugurações de obras.

EMBRAPA - A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, existe há 36 anos e tem a missão de viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura , em benefício da sociedade brasileira. Atua por intermédio de Unidades de Pesquisa e de Serviços e de Unidades Administrativas, estando presente em quase todos os Estados da Federação, nos mais diferentes biomas brasileiros.

Acompanharam o governador na viagem os secretários de Estado de Infraestrutura, Vilceu Marcheti; chefe da Casa Militar, coronel Alexander Maia e de Esportes e Lazer, Baiano Filho. Além de deputados estaduais.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 

Comentários no Facebook

Sitevip Internet