Materiais recicláveis, reutilizáveis, mais leves e a favor do meio ambiente estão sendo cada vez mais pesquisados pela indústria automotiva. A cada dia, as empresas tentam dispensar o uso do plástico e do aço e aproveitar materiais vindos da floresta e do campo. Fibras naturais extraídas da madeira são utilizadas para a confecção do revestimento do bagageiro do automóvel.
Em modelos de luxo, como os da Mercedes-Benz, os revestimentos das portas já são feitos com linho, sisal e cânhamo, além de fibras de coco, juta, algodão e borracha. A Volkswagen também vem usando a fibra de caruará, uma planta típica e bem conhecida no norte do Brasil, na fabricação do forro e dos carpetes.
A Fiat desenvolveu carros-conceito com bancos feitos de fibra de coco e tapetes de material confeccionado a partir de garrafas pet recicladas. As matrizes de toda a indústria automobilística estão de olho no Brasil, um país reconhecidamente rico por sua flora.
Muitos pesquisadores vêm para cá conhecer das mãos dos próprios camponeses e dos estudiosos brasileiros novas alternativas. Mas, a ideia de utilizar matérias-primas renováveis não é tão nova. Em 1915, Henri Ford usava uma cola feita à base de trigo, considerada ecologicamente correta.