Olhar Direto

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Política MT

Prefeitos do Araguaia recorrem a AL para cobrar ações do Governo

Devido a lentidão do Governo do Estado em atender as prioridades municipais, prefeitos das cidades que compõem a Associação dos Municípios do Norte Araguaia se reuniram nesta terça-feira (07), com o presidente José Riva (PSD), para pedir apoio da Assembleia Legislativa, na cobrança de medidas emergenciais que acelerem as obras estruturantes na região. Acompanhados do deputado Baiano Filho, 14 prefeitos listaram os problemas de cada município provocados, principalmente, pela falta de empenho na execução das obras de melhorias na malha viária e na Saúde, como a construção do hospital regional em Porto Alegre do Norte.


Também entregaram uma moção de repúdio pela decisão judicial que concedeu liberdade aos supostos envolvidos no assassinato do prefeito de Novo Santo Antônio, Valdemir Antônio da Silva. No documento questionam que mesmo tendo a clara participação no crime de homicídio contra o prefeito, essas pessoas estão “transitando em meio aos cidadãos de bem da Região do Araguaia”.

O presidente Riva garantiu o intermédio do Poder Legislativo junto aos governos estadual e federal. Tanto que já está agendada uma reunião do presidente da Associação dos Municípios, Meraldo Sá com o Governo do Estado e Legislativo, na próxima quinta-feira (09), às 15 horas, no Palácio Paiaguás. Riva, ainda, propôs outra reunião ampliada em Brasília. E defendeu a necessidade do planejamento estadual de acordo com a realidade financeira do Governo, para que as metas traçadas sejam, efetivamente, cumpridas.

Riva considerou o manifesto um gesto importante para alavancar o desenvolvimento da região. Explicou a necessidade de uma reforma administrativa e que já há sinalização do Governo para a liberação de emendas na primeira quinzena de março. Conforme o parlamentar, suas emendas serão destinadas aos municípios de menor arrecadação. No ano passado, a AL aprovou no orçamento estadual deste ano R$ 3 milhões em emendas parlamentares que serão investidos nos municípios.

De acordo com o deputado Baiano Filho, na reunião com o governador Silval Barbosa, realizada ontem, a comitiva recebeu o parecer de que os programas serão priorizados conforme o fluxo de caixa.

ARAGUAIA – A Associação dos Municípios do Norte Araguaia, presidida pelo prefeito de Querência, Fernando Gurgen, espera que o movimento acelere o andamento das obras na região. Também cobra mais atenção do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte – Dnit. “Os problemas surgem e precisamos do apoio do estado na execução dessas obras, que são importantes à viabilidade econômica da região”, avaliou Gurgen, ao afirmar que a partir de agora será feita cobrança mensal ao Dnit.

Entre as reivindicações estão: conclusão da BR-158; continuidade das obras da BR-242, que está em execução somente no trecho que liga o Distrito de Santiago até Paranatinga. Sua conclusão ainda depende da liberação de licença ambiental. Na MT-240, além de asfalto, são necessários recursos para o levantamento nos trechos críticos onde há atoleiros. Essa via liga Nova Nazaré a Cocalinho.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet